DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E O GÊNERO RELATÓRIO CIENTÍFICO
DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DOCENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.50087Resumen
Neste trabalho, analisamos as capacidades docentes desenvolvidas por professores de Física acerca do gênero textual relatório científico na Educação Básica, especialmente no âmbito da divulgação científica e das feiras de ciências. Como base teórica, recorremos aos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), no que se refere aos gêneros textuais e aos saberes e capacidades docentes. Em relação à perspectiva metodológica, realizamos uma pesquisa-ação no ano de 2022, implementando um curso de extensão, de caráter crítico-reflexivo-colaborativo, voltado a professores atuantes na escola básica. A partir dele, constituímos um corpus composto por gravações realizadas durante as sessões reflexivas. Os dados, referentes a dois dos professores participantes, revelam indícios de desenvolvimento de capacidades docentes, especialmente aquelas relativas aos saberes de contexto, de aprendizagem autônoma, de avaliação, ao papel do professor e aos conteúdos. Assim, nos moldes em que foi desenvolvido, o curso se revela uma proposta potencial para a realização de formação continuada de professores de Física, tendo o gênero relatório científico como mediador das reflexões, de modo a fortalecer o conhecimento pedagógico e profissional.
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