REPRESENTATIVIDADE DAS CLASSES DE VERTEBRADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49773

Resumo

No contexto da Educação Básica, o livro didático emerge como o principal recurso didático, frequentemente sendo a única ferramenta utilizada como metodologia de aprendizagem. Na área da Zoologia, campo da Biologia dedicado ao estudo dos animais, observa-se uma predominância de representantes das classes de vertebrados como exemplos dos conteúdos de aula. Neste contexto, o presente estudo teve por objetivo avaliar a representatividade destas classes nos livros didáticos de Ciências do 7º ano do Ensino Fundamental, no capítulo de Biodiversidade. Para isso, foi realizado um estudo de cunho qualiquantitativo através da análise de dados no software Iramuteq. A nuvem de palavras indicou que exemplos de mamíferos e aves predominam nos livros didáticos, enquanto peixes, anfíbios e répteis são menos abordados, apesar de sua relevância ecológica. Além disso, há uma maior ênfase nas espécies nativas da fauna brasileira em relação às exóticas. Uma análise de similitude indicou que os livros utilizam informações e espécies/grupos biológicos muito similares na caracterização do conteúdo didático. O estudo revela um viés antropocêntrico nos livros didáticos, com maior destaque para animais carismáticos e menor representação de grupos como serpentes e anuros, demonstrando a necessidade de conteúdos mais inclusivos para ampliar a compreensão da biodiversidade do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josefa Beatriz Santana dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe

Adriana Bocchiglieri, Universidade Federal de Sergipe

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo

Mestre e Doutora em Ecologia pela Universidade de Brasília

Docente do Departamento de Ecologia da Universidade Federal de Sergipe

Downloads

Publicado

2025-11-21

Como Citar

Santos, J. B. S. dos ., & Bocchiglieri, A. (2025). REPRESENTATIVIDADE DAS CLASSES DE VERTEBRADOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Em Foco, 30(1), e30063. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49773

Edição

Seção

Artigos