PRODUÇÃO ORAL E AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL EM LETRAS
A APRESENTAÇÃO DO PÔSTER NOS LETRAMENTOS ACADÊMICOS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.50583Resumen
Apresentamos os resultados de um projeto que buscou analisar a apropriação do gênero apresentação oral de pôster, por graduandos em Letras, em uma prática sistematizada de ensino de gêneros orais em contexto acadêmico. Vinculamo-nos ao Interacionismo Sociodiscursivo e aos Novos Estudos do Letramento, que ressaltam os aspectos socioculturais da linguagem, a partir dos quais discutimos as práticas sociais de linguagem e suas relações com a apropriação de gêneros em contexto de ensino. Como metodologia, foram desenvolvidas várias etapas de trabalho com o gênero pôster e sua apresentação oral em uma disciplina do curso ao longo de um semestre: realização de uma pesquisa pelos graduandos, confecção do pôster e comunicação oral dos resultados, cujos critérios de avaliação foram criados para fins deste projeto. Os dados revelam que houve apropriação dos elementos do pôster, como configurações do gênero impresso e adequação ao contexto científico por todos os grupos. Quanto à apresentação oral, houve apropriação de elementos pela maior parte dos estudantes, como linguagem científica, termos técnicos da pesquisa, gestão do tempo e desenvolvimento de elementos não linguísticos (gestual, corporal e prosódico). O estudo mostra que as etapas de preparação, produção e avaliação do oral propiciam a apropriação do discurso científico, em uma perspectiva contínua e processual da aprendizagem dos gêneros orais em contexto acadêmico.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.














