TRAJETÓRIA E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO NO IFRN CAMPUS MOSSORÓ
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49291Resumo
Este artigo apresenta um estudo de caso que analisa criticamente a trajetória histórica e os desafios institucionais do Curso Técnico Integrado em Edificações - Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertado pelo IFRN Campus Mossoró entre 2006 e 2025. A pesquisa articula dados quantitativos e qualitativos, com base em análise documental, levantamento estatístico e aplicação de questionários a docentes, para investigar indicadores de permanência, conclusão, eficácia e eficiência institucional, bem como as percepções docentes sobre formação, práticas pedagógicas e propostas de aperfeiçoamento. Os resultados revelam um cenário caracterizado por elevadas taxas de evasão e retenção, baixos índices de conclusão e eficácia, e fragilidades persistentes na formação inicial e continuada dos docentes. A ausência de articulação entre a formação geral e a formação técnica emerge como entrave central à consolidação de uma proposta pedagógica integrada e contextualizada. As análises indicam que os avanços alcançados se concentram em melhorias infraestruturais, sem impactos consistentes nos processos formativos. As sugestões docentes destacam a urgência de medidas estruturantes, como a modularização curricular, desenvolvimento de projetos pedagógicos integradores, fortalecimento da formação continuada e adequação das práticas pedagógicas à realidade dos estudantes-trabalhadores. Fundamentado nos referenciais críticos da educação profissional integrada, o estudo conclui que a superação dos desafios da EJA exige transformações profundas, orientadas por uma política educacional omnilateral e emancipatória, sustentada por compromisso institucional com o direito à educação integral e socialmente referenciada.
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