TRAJETÓRIA E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO NO IFRN CAMPUS MOSSORÓ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49291

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso que analisa criticamente a trajetória histórica e os desafios institucionais do Curso Técnico Integrado em Edificações - Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertado pelo IFRN Campus Mossoró entre 2006 e 2025. A pesquisa articula dados quantitativos e qualitativos, com base em análise documental, levantamento estatístico e aplicação de questionários a docentes, para investigar indicadores de permanência, conclusão, eficácia e eficiência institucional, bem como as percepções docentes sobre formação, práticas pedagógicas e propostas de aperfeiçoamento. Os resultados revelam um cenário caracterizado por elevadas taxas de evasão e retenção, baixos índices de conclusão e eficácia, e fragilidades persistentes na formação inicial e continuada dos docentes. A ausência de articulação entre a formação geral e a formação técnica emerge como entrave central à consolidação de uma proposta pedagógica integrada e contextualizada. As análises indicam que os avanços alcançados se concentram em melhorias infraestruturais, sem impactos consistentes nos processos formativos. As sugestões docentes destacam a urgência de medidas estruturantes, como a modularização curricular, desenvolvimento de projetos pedagógicos integradores, fortalecimento da formação continuada e adequação das práticas pedagógicas à realidade dos estudantes-trabalhadores. Fundamentado nos referenciais críticos da educação profissional integrada, o estudo conclui que a superação dos desafios da EJA exige transformações profundas, orientadas por uma política educacional omnilateral e emancipatória, sustentada por compromisso institucional com o direito à educação integral e socialmente referenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jônnata Fernandes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN Campus Mossoró

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL). Mestre em Ciências Naturais pela UERN, Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da UERN. Atuou como docente no Instituto Federal do Maranhão Campus Avançado Carolina (2017-2020), no Curso Técnico em Meio Ambiente, ministrando as disciplinas de Ecologia, Biomas Brasileiros e Projetos Ambientais. Foi docente no Instituto Federal do Ceará Campus Jaguaribe (2021-2023), no Curso de Graduação em Ciências Biológicas, lecionando Ecologia de Populações, Ecologia de Comunidades e Conservação, Ecologia Regional, Metodologia do Trabalho Científico e TCC. Também atuou como docente colaborador no Mestrado em Ciências Naturais da UERN, nas disciplinas de Estatística Multivariada (2016), Ecologia de Ecossistemas Aquáticos Continentais (2017) e Ecologia Aplicada (2018). Atualmente, desde 2023, é Professor EBTT (classe B-03) no Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Mossoró, onde ministra as disciplinas de Biologia no Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente e Ecologia do Semiárido no Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. É pesquisador nos seguintes grupos: Multidisciplinar de Pesquisas em Educação de Ciências Exatas, Humanas e da Natureza (IFCE/CNPq, 2023-atual), Ecologia e Sistemática Animal (UERN/CNPq, 2014-atual), Núcleo de Estudos de Ciências e Tecnologias Ambientais (IFRN/CNPq, 2024-atual), e Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Aplicado ao Planejamento Ambiental e Recursos Pesqueiros (UFMA/CNPq, 2023-atual). Foi líder do Grupo de Estudos em Meio Ambiente (IFMA/CNPq, 2018-2021). Possui experiência nas áreas de Ciências Ambientais e Ecologia, com ênfase em ambientes de Lagoa, Rio, Estuário, Manguezal, Restinga, Semiárido/Caatinga, Cerrado e Pantanal. Publicou 46 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, 4 livros e 24 capítulos de livros. Seu índice de H-index é 4 (Web of Science), 6 (Scopus) e 8 (Google Scholar). Atualmente (2025), concluiu a especialização em Educação 4.0 pelo Instituto Mineiro de Educação Superior (IMES), com interesse na utilização de metodologias ativas de ensino, com foco na aplicação dessas abordagens nas áreas específicas que ministra, buscando aprimorar o aprendizado dos alunos por meio de práticas inovadoras e interativas.

Maria Clara Oliveira Diniz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN Campus Mossoró

Discente do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN Campus Mossoró. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq no Projeto "Trajetória e Desafios da Educação de Jovens e Adultos no Curso Técnico Integrado em Edificações do IFRN Campus Mossoró de 2006 a 2025".

 

Janete Fernandes de Oliveira Silva, Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, SEEC-RN

É licenciada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Possui especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte e mestrado pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UERN). Atua na elaboração e desenvolvimento de projetos interdisciplinares e socioemocionais voltados à formação integral dos estudantes. Tem experiência na área de Letras, Gramática e Redação, com ênfase em Fonética-Fonologia e Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: fonética, fala, escrita, intertextualidade e análise do discurso literário. Professora de Língua Portuguesa, Gramática, Redação e Literatura da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, SEEC-RN.

Downloads

Publicado

2025-09-17

Como Citar

Oliveira, J. F. de, Diniz, M. C. O. ., & Silva, J. F. de O. (2025). TRAJETÓRIA E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO NO IFRN CAMPUS MOSSORÓ. Educação Em Foco, 30(1), e30058. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49291

Edição

Seção

Artigos