O NOVO PROFISSIONAL DO MUNDO BANI PÓS PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49149

Resumo

Em um mundo de constantes mudanças, conceituado como BANI (Frágil, Ansioso, Não Linear e Incompreensível), instigou os autores a escrever este artigo com o objetivo de analisar as perspectivas e implicações desse cenário para os profissionais da atualidade. O Mundo BANI desafia as formas tradicionais de pensar e agir, exigindo adaptação contínua e novas habilidades. Para atender a esse propósito, realizamos uma revisão sistemática de caráter qualitativo, considerando artigos publicados integralmente entre o primeiro semestre de 2017 e o primeiro semestre de 2022. Utilizamos, também, a análise hermenêutica para aprofundar a compreensão dos nossos achados. Como resultados, apontamos para a necessidade de desenvolvimento de três competências essenciais no contexto BANI: (1) competências socioemocionais, (2) abertura a novas experiências e (3) desenvolvimento contínuo. Destacamos, ainda, a escassez de publicações científicas que tratam diretamente sobre o Mundo BANI, sendo mais frequente encontrar o tema em conteúdos informais como sites e blogs. Isso sinaliza um campo promissor para futuras pesquisas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Louise de Quadros da Silva, Universidade La Salle

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade La Salle Canoas. Bolsista PROSUC/CAPES. Analista de Pesquisa e integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos. E-mail: louise.quadrosdasilva@gmail.com. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8632-3374. Av. Vitor Barreto, 2288 - Centro, Canoas/RS.

 

 

 

Idio Fridolino Altamann, Universidade La Salle

Doutorando e Mestre em Educação na Universidade La Salle. Especialista em Gerenciamento de Projetos. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos. E-mail: idio.altmann@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5420-6894

 

Ingrid Vargas Bortolaso, Universidade La Salle

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Docente do PPG Educação e Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. Integrante dos Grupos de pesquisa: NORI - Núcleo de gestão de operações e relações interorganizacionais UNISC/CNPq; Grupo de Estudo sobre Redes Interorganizacionais - GeRedes - UNISINOS/CNPq e Estratégias Regionais LaSalle/CNP, e do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos. E-mail: ingridi.bortolaso@unilasalle.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4881-1091.

 

Paulo Fossatti, Universidade La Salle

Doutor em Educação. Reitor da Universidade La Salle, Canoas/RS. Reitor e docente do PPG Educação desta universidade. Bolsista Pesquisador Produtividade CNPq. Líder do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos. E-mail: paulo.fossatti@unilasalle.edu.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9767-5674.

 

Downloads

Publicado

2025-10-16

Como Citar

Silva, L. de Q. da ., Altmann, I. F. ., Bortolaso, I. V., & Fossatti, P. . (2025). O NOVO PROFISSIONAL DO MUNDO BANI PÓS PANDEMIA. Educação Em Foco, 30(1), e30055. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.49149

Edição

Seção

Artigos