USO DA PLATAFORMA QUIZIZZ PARA O ENSINO DO SIMPLE PAST A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

AN ANALYSIS OF THE USE OF THE QUIZIZZ PLATFORM IN TEACHING THE SIMPLE PAST

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48897

Resumen

Este estudo avaliou o uso da plataforma Quizizz como ferramenta pedagógica para o ensino do simple past em inglês, com foco no engajamento e na aprendizagem de 30 estudantes do Ensino Médio em uma escola pública de Cambé, Paraná. A pesquisa, de natureza bibliográfica, de campo e analítica, utilizou dois quizzes aplicados pela professora responsável. A plataforma foi escolhida devido à sua acessibilidade institucional, à familiaridade dos participantes com seu uso e ao reconhecido potencial pedagógico apontado pela literatura. Os resultados evidenciaram que as atividades gamificadas, mediadas pelo Quizizz, promoveram alta participação, com taxa de conclusão de 100% no primeiro quiz e de 96,7% no segundo. A plataforma ofereceu avaliações imediatas, rankings dinâmicos e atividades interativas que estimularam o aprendizado. Os alunos demonstraram domínio das regras relativas aos verbos regulares, mas enfrentaram dificuldades significativas com os verbos irregulares. Esses achados reforçam a importância de práticas contextualizadas e integradas. Os dados analisados indicam que o Quizizz é uma ferramenta eficaz para engajar os estudantes e favorecer a consolidação da aprendizagem. Contudo, recomenda-se sua complementação com estratégias que promovam a prática integrada das habilidades linguísticas e maior exposição a estruturas gramaticais complexas, ampliando a eficácia do ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eloana Carla Canedo da Silva , Secretaria de Educação do Estado do Paraná - SEED, Londrina, Paraná, Brasil

Graduada em Letras Estrangeiras pela Universidade Estadual de Londrina com especialização em metodologia de ensino da língua inglesa e gestão e administração escolar. Mestre pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professora na Secretaria de Educação do Estado do Paraná - SEED, Londrina, Paraná, Brasil.

Alessandra Dutra, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Londrina, Paraná, Brasil

 Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia - PPGECT (Doutorado Acadêmico), de Ponta Grossa-PR.

Givan José Ferreira dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Londrina, Paraná, Brasil.

Doutor em Estudos da Linguagem pela UEL. Professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná / UTFPR, Campus Londrina. Professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN/UTFPR.

CLAUDIA BARBETA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora colaborada no Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da UEL.

Publicado

2025-09-19

Cómo citar

Silva , E. C. C. da, Dutra, A., Santos, G. J. F. dos ., & BARBETA, C. (2025). USO DA PLATAFORMA QUIZIZZ PARA O ENSINO DO SIMPLE PAST A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: AN ANALYSIS OF THE USE OF THE QUIZIZZ PLATFORM IN TEACHING THE SIMPLE PAST. Educação Em Foco, 30(1), e30047. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48897