USO DA PLATAFORMA QUIZIZZ PARA O ENSINO DO SIMPLE PAST A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
AN ANALYSIS OF THE USE OF THE QUIZIZZ PLATFORM IN TEACHING THE SIMPLE PAST
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.48897Resumen
Este estudo avaliou o uso da plataforma Quizizz como ferramenta pedagógica para o ensino do simple past em inglês, com foco no engajamento e na aprendizagem de 30 estudantes do Ensino Médio em uma escola pública de Cambé, Paraná. A pesquisa, de natureza bibliográfica, de campo e analítica, utilizou dois quizzes aplicados pela professora responsável. A plataforma foi escolhida devido à sua acessibilidade institucional, à familiaridade dos participantes com seu uso e ao reconhecido potencial pedagógico apontado pela literatura. Os resultados evidenciaram que as atividades gamificadas, mediadas pelo Quizizz, promoveram alta participação, com taxa de conclusão de 100% no primeiro quiz e de 96,7% no segundo. A plataforma ofereceu avaliações imediatas, rankings dinâmicos e atividades interativas que estimularam o aprendizado. Os alunos demonstraram domínio das regras relativas aos verbos regulares, mas enfrentaram dificuldades significativas com os verbos irregulares. Esses achados reforçam a importância de práticas contextualizadas e integradas. Os dados analisados indicam que o Quizizz é uma ferramenta eficaz para engajar os estudantes e favorecer a consolidação da aprendizagem. Contudo, recomenda-se sua complementação com estratégias que promovam a prática integrada das habilidades linguísticas e maior exposição a estruturas gramaticais complexas, ampliando a eficácia do ensino.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.














