FATORES QUE IMPACTAM O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

CONCEPÇÕES DE EDUCADORES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45117

Resumen

O estudo investigou as concepções de professoras da educação infantil sobre fatores que promovem ou dificultam o desenvolvimento infantil, à luz da teoria bioecológica de Bronfenbrenner. Tem como objetivo geral investigar concepções de professoras sobre fatores que promovem e impedem o desenvolvimento infantil e suas implicações para a psicologia escolar educacional. Foram entrevistadas 25 professoras de creches públicas e privadas, que responderam a um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo indicou a centralidade dos microssistemas escola e família, destacando práticas lúdicas, afetivas e planejadas como promotoras, e a instabilidade familiar e o uso excessivo de telas como prejudiciais. A pandemia foi apontada como fator de impacto negativo no desenvolvimento social, acadêmico e linguístico. Conclui-se que compreender as concepções de docentes sobre esses fatores é essencial para criar intervenções eficazes, estimulando práticas parentais e educacionais que promovam um ambiente favorável ao desenvolvimento infantil. Ressalta-se a relevância da teoria de Bronfenbrenner atualmente, especialmente para compreender a realidade pandêmica e suas implicações. O estudo evidencia implicações para a psicologia escolar educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Glória Penélope Carneiro de Oliveira, Universidade de Pernambuco - UPE

Psicóloga formada pela Faculdade Internacional da Paraíba - FPB (2023), e pós-graduanda pelo programa de residência multiprofissional em urgência, emergência e trauma pela Universidade de Pernambuco - UPE.

Carmecita Pinheiro da Silva , Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

Psicóloga formada pela Faculdade Internacional da Paraíba - FPB (2023), e pós-graduanda pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ em Neuropsicologia.

Julio Vinicius Oliveira da Silva , Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

Psicólogo formado pela Faculdade Internacional da Paraíba - FPB (2023), e pós-graduando pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ em Neuropsicologia.

Gabriela Marcolino Alves Machado, Faculdade Internacional da Paraíba

Doutora em psicologia social pela Universidade Federal da Paraíba. Atua na área da Psicologia do Desenvolvimento e se interessa pelos temas: psicologia social, desenvolvimento humano, interação social, interação pais-bebês, psicologia da aprendizagem, psicologia escolar/educacional, psicologia clínica com base cognitivo comportamental. Atualmente é docente em tempo integral da Faculdade Internacional da Paraíba - FPB.

Publicado

2025-06-30

Cómo citar

Oliveira, G. . P. C. de ., Silva , C. P. da ., Silva , J. V. O. da ., & Machado, G. . M. A. (2025). FATORES QUE IMPACTAM O DESENVOLVIMENTO INFANTIL: CONCEPÇÕES DE EDUCADORES . Educação Em Foco, 30(1), e30033. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45117