APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS

PERCEPÇÕES DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45526

Resumo

Este estudo se alinha aos direcionamentos atuais da educação ao considerar um contexto que tem em conta um ensino voltado para o desenvolvimento de competências relacionadas à resolução de problemas e ao uso das Tecnologias Digitais (TD). Estratégias de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e TD foram as dimensões trabalhadas nesta pesquisa no sentido de detectar relações consideradas pelos professores participantes. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar implicações de um curso de formação, baseado em estratégias de ABP, em relação ao desenvolvimento de Competência Digital (CD) de docentes. A partir de um estudo qualitativo, recorrendo-se a um estudo de caso, utilizou-se de audiogravação para coleta de dados. Por meio da análise de conteúdo, considerando as transcrições das interações durante o curso e das considerações de cada professor em uma roda de conversa, após o curso, foi identificado que os desafios proporcionados pela situação-problema possibilitaram o desenvolvimento de competências para o uso das TD. Os professores consideraram que a utilização e o desenvolvimento de recursos digitais ocorrem dependendo da interferência do professor, no entanto, relataram que, por meio do desafio do problema, utilizaram e desenvolveram recursos digitais que ainda não tinham desenvolvido. Um dos docentes considerou especificamente que a ABP proporciona o desenvolvimento de CD, entretanto, enfatiza o problema, sem considerar as diferentes etapas da estratégia.

Downloads

Biografia do Autor

Ângela Cristina Sampaio Bezerra, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Multimédia em Educação. Professora e Investigadora na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com atuação nas áreas de pesquisa: Formação de Professores, Competência digital e Metodologias Ativas.

Patrícia Alexandra Pacheco de Sá, Universidade de Aveiro

Pós-Doutorado em Educação. Doutorado em Didática das Ciências. Licenciada em Ciências da Educação. Investigadora na Universidade de Aveiro (UA), com atuação nas áreas de pesquisa: Educação para a Sustentabilidade, Formação de Professores, Desenvolvimento de Recursos Educativos, Metodologias de Investigação em Educação.

Ana Cláudia Uchôa Araújo, Instituto Federal do Ceará

Pós-doutorado, doutorado e mestrado em Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Proeja, Educação Profissional, Educação a Distância, Formação de Professores e História da Educação em perspectiva comparada. Atualmente é Pró-reitora de extensão do IFCE.

Downloads

Publicado

2025-03-11

Como Citar

Bezerra, Ângela C. S., Sá, P. A. P. de ., & Araújo, A. C. U. . (2025). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES. Educação Em Foco, 30(1), e30015. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45526

Edição

Seção

Artigos