APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45526Resumo
Este estudo se alinha aos direcionamentos atuais da educação ao considerar um contexto que tem em conta um ensino voltado para o desenvolvimento de competências relacionadas à resolução de problemas e ao uso das Tecnologias Digitais (TD). Estratégias de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e TD foram as dimensões trabalhadas nesta pesquisa no sentido de detectar relações consideradas pelos professores participantes. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar implicações de um curso de formação, baseado em estratégias de ABP, em relação ao desenvolvimento de Competência Digital (CD) de docentes. A partir de um estudo qualitativo, recorrendo-se a um estudo de caso, utilizou-se de audiogravação para coleta de dados. Por meio da análise de conteúdo, considerando as transcrições das interações durante o curso e das considerações de cada professor em uma roda de conversa, após o curso, foi identificado que os desafios proporcionados pela situação-problema possibilitaram o desenvolvimento de competências para o uso das TD. Os professores consideraram que a utilização e o desenvolvimento de recursos digitais ocorrem dependendo da interferência do professor, no entanto, relataram que, por meio do desafio do problema, utilizaram e desenvolveram recursos digitais que ainda não tinham desenvolvido. Um dos docentes considerou especificamente que a ABP proporciona o desenvolvimento de CD, entretanto, enfatiza o problema, sem considerar as diferentes etapas da estratégia.
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