AS INSCRIÇÕES DE CONHECIMENTO E SABER DAS ARTES CÊNICAS NEGRAS COMO ENUNCIAÇÃO EDUCATIVA

Autores

  • Denilson Alves Tourinho Universidade Federal de Minas Gerais
  • André Márcio Picanço Favacho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46532

Resumo

Em cartaz, as artes cênicas negras no cenário educativo, em Minas Gerais e além da escola! Este artigo busca sondar ressonâncias educativas a partir do que se apresenta conceitualmente como “afrografias”, procedendo em torno do campo cultural das artes negras da cena, especialmente, em obras artísticas belo-horizontinas catalogadas pelo Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras. No primeiro momento, o trabalho se concentra em apresentar os princípios da educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, se propondo a vasculhar semânticas em corpos e corpus das artes cênicas negras, especulando traços do legado histórico e cultural africano no Brasil. No segundo momento, discorre sobre as tessituras insurgentes que matizam as formas de perceber o mundo, especificamente nas artes e na educação. Neste estudo, admitimos a pujança das artes cênicas negras para além do campo das artes e consideramos o teatro, a dança e a performance sob perspectivas que moldam uma forma afrorreferenciada de educar. Senhoras e senhores, o espetáculo já vai começar, quer dizer, a aula já vai começar!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denilson Alves Tourinho, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: denilsontourinho@gmail.com. Belo Horizonte/MG, Brasil

André Márcio Picanço Favacho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: amfavacho@hotmail.com. Belo Horizonte/MG, Brasil

Downloads

Publicado

2025-02-28

Como Citar

Tourinho, D. A. ., & Favacho, A. M. P. . (2025). AS INSCRIÇÕES DE CONHECIMENTO E SABER DAS ARTES CÊNICAS NEGRAS COMO ENUNCIAÇÃO EDUCATIVA. Educação Em Foco, 30(1), e30011. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46532

Edição

Seção

Artigos