AS INSCRIÇÕES DE CONHECIMENTO E SABER DAS ARTES CÊNICAS NEGRAS COMO ENUNCIAÇÃO EDUCATIVA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.46532Resumo
Em cartaz, as artes cênicas negras no cenário educativo, em Minas Gerais e além da escola! Este artigo busca sondar ressonâncias educativas a partir do que se apresenta conceitualmente como “afrografias”, procedendo em torno do campo cultural das artes negras da cena, especialmente, em obras artísticas belo-horizontinas catalogadas pelo Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras. No primeiro momento, o trabalho se concentra em apresentar os princípios da educação das relações étnico-raciais e ensino de história e cultura africana e afro-brasileira, se propondo a vasculhar semânticas em corpos e corpus das artes cênicas negras, especulando traços do legado histórico e cultural africano no Brasil. No segundo momento, discorre sobre as tessituras insurgentes que matizam as formas de perceber o mundo, especificamente nas artes e na educação. Neste estudo, admitimos a pujança das artes cênicas negras para além do campo das artes e consideramos o teatro, a dança e a performance sob perspectivas que moldam uma forma afrorreferenciada de educar. Senhoras e senhores, o espetáculo já vai começar, quer dizer, a aula já vai começar!
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