O PROTAGONISMO DA CRIANÇA NEGRA NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA EM ESPAÇOS FORMAIS DE EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45539

Resumo

O artigo é parte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, focada na revisão integrativa sobre o protagonismo da criança negra na literatura infantil brasileira em ambientes formais de educação. O objetivo principal é analisar as produções bibliográficas disponíveis na CAPES e no Google Acadêmico, entre 2020 e 2024, relacionadas ao Protagonismo Negro na Literatura Infantil. A escolha desse tema se justifica pela compreensão de que a comunicação literária reflete a sociedade, exigindo uma abordagem crítica e sensível das obras infantis. A pesquisa é qualitativa exploratória, selecionando cinco artigos em português nesses bancos de dados. A análise ressalta a valorização da cultura afro-brasileira; o reconhecimento enquanto negro/negra; a resistência às opressões: tradição e ancestralidade; personagens negros tratados de forma indigna. Conclui-se que a literatura com protagonismo negro é essencial para fortalecer a identidade das crianças, enfatizando a importância da educação antirracista desde cedo. O estudo amplia a compreensão do impacto da literatura afro-brasileira na identidade infantil, aos leitoras/es de livros infantis com protagonismo negro.  Conclui-se que destacando a urgência de promover a representatividade negra na sociedade e no acervo literário nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Helena Bernardo da Silva, Unisul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007). Especialização em Prática Interdisciplinar: Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade Capivari (2008). Atualmente é professor (nível IV) da Prefeitura Municipal de Criciúma. Tem experiência em Educação Infantil e Séries Iniciais. Desenvolveu trabalho com Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).  Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGE/UniSul), Campus Tubarão. Participante do Núcleo de Pesquisa em Educação e Conservação da Biodiversidade (NUPEC-Bio/PPGE/UniSul).

Rodrigo Rodrigues de Freitas

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGE/UniSul), Campus Tubarão.  Biografia: Biólogo, Mestre em Geografia e Doutor em Ambiente e Sociedade. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Conservação da Biodiversidade (NUPEC-Bio/PPGE/UniSul). Pesquisador em Educação Ambiental Crítica junto às comunidades tradicionais (pescadores artesanais, quilombolas e guaranis) da zona costeira brasileira, com foco de atuação em Unidades de Conservação no Centro-Sul de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2025-02-04

Como Citar

Silva, S. H. B. da ., & Freitas, R. R. de . (2025). O PROTAGONISMO DA CRIANÇA NEGRA NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA EM ESPAÇOS FORMAIS DE EDUCAÇÃO. Educação Em Foco, 30(1), e30004. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45539

Edição

Seção

Artigos