O PROTAGONISMO DA CRIANÇA NEGRA NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA EM ESPAÇOS FORMAIS DE EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.45539Resumo
O artigo é parte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, focada na revisão integrativa sobre o protagonismo da criança negra na literatura infantil brasileira em ambientes formais de educação. O objetivo principal é analisar as produções bibliográficas disponíveis na CAPES e no Google Acadêmico, entre 2020 e 2024, relacionadas ao Protagonismo Negro na Literatura Infantil. A escolha desse tema se justifica pela compreensão de que a comunicação literária reflete a sociedade, exigindo uma abordagem crítica e sensível das obras infantis. A pesquisa é qualitativa exploratória, selecionando cinco artigos em português nesses bancos de dados. A análise ressalta a valorização da cultura afro-brasileira; o reconhecimento enquanto negro/negra; a resistência às opressões: tradição e ancestralidade; personagens negros tratados de forma indigna. Conclui-se que a literatura com protagonismo negro é essencial para fortalecer a identidade das crianças, enfatizando a importância da educação antirracista desde cedo. O estudo amplia a compreensão do impacto da literatura afro-brasileira na identidade infantil, aos leitoras/es de livros infantis com protagonismo negro. Conclui-se que destacando a urgência de promover a representatividade negra na sociedade e no acervo literário nas escolas.
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