ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO RELIGIOSO NA ESCOLA DOMINICAL LUTERANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44931

Resumo

A Escola Dominical da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) pode ser considerada um espaço religioso e uma prática educativa que ganha força a partir da década de 1970. Em tal período, as escolas paroquiais perdem seu espaço nas congregações, devido ao investimento público nas escolas estatais, forçando a igreja a organizar uma nova estratégia para manter as crianças próximas dos seus ensinamentos religiosos. Tendo isso em vista, o presente estudo analisa as estratégias de letramento religioso da Escola Dominical entre os anos de 1970 e 1990. Inserido no campo da História da Educação, explora um fenômeno pouco investigado, mas crucial na trajetória de muitos luteranos, destacando a relevância da alfabetização religiosa na formação moral e social dessas crianças. Nesta investigação, é utilizada a análise documental para examinar os materiais educativos empregados nesse período, incluindo livros, revistas e periódicos com atividades lúdicas. Ao observar tais materiais didáticos, percebe-se que eram realizadas atividades de alfabetização e letramento, as quais auxiliavam na leitura, na escrita e na formação daqueles que participavam da Escola Dominical. Os resultados indicam, ainda, a existência de um espaço de letramento religioso, já que as atividades direcionadas para as crianças envolviam uma educação cristã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Laiz Krause Roming, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas na Linha de Pesquisa Filosofia e História da Educação PPGE/FaE/UFPel. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Integrante do grupo CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação). Formada em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas. Possui graduação em Pedagogia. É sócia da SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação) e da ASPHE (Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação).

Patrícia Weiduschadt, Universidade Federal de Pelotas

Professora do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). Doutora em Educação (Unisinos).

Downloads

Publicado

2024-12-12

Como Citar

Krause Romig, K. L., & Weiduschadt, P. . (2024). ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO RELIGIOSO NA ESCOLA DOMINICAL LUTERANA. Educação Em Foco, 29(Dossiê Temático), e29057. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44931