ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO RELIGIOSO NA ESCOLA DOMINICAL LUTERANA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44931Resumo
A Escola Dominical da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) pode ser considerada um espaço religioso e uma prática educativa que ganha força a partir da década de 1970. Em tal período, as escolas paroquiais perdem seu espaço nas congregações, devido ao investimento público nas escolas estatais, forçando a igreja a organizar uma nova estratégia para manter as crianças próximas dos seus ensinamentos religiosos. Tendo isso em vista, o presente estudo analisa as estratégias de letramento religioso da Escola Dominical entre os anos de 1970 e 1990. Inserido no campo da História da Educação, explora um fenômeno pouco investigado, mas crucial na trajetória de muitos luteranos, destacando a relevância da alfabetização religiosa na formação moral e social dessas crianças. Nesta investigação, é utilizada a análise documental para examinar os materiais educativos empregados nesse período, incluindo livros, revistas e periódicos com atividades lúdicas. Ao observar tais materiais didáticos, percebe-se que eram realizadas atividades de alfabetização e letramento, as quais auxiliavam na leitura, na escrita e na formação daqueles que participavam da Escola Dominical. Os resultados indicam, ainda, a existência de um espaço de letramento religioso, já que as atividades direcionadas para as crianças envolviam uma educação cristã.
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