“DIE KINDER SOLLEN ERZOGEN WERDEN ZU TÜCHTIGEN, PRAKTISCHEN MENSCHEN”
AS ESCOLAS COMUNITÁRIAS TEUTO-BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.45077Resumo
O presente artigo aborda as práticas e materialidades pedagógicas no contexto das escolas comunitárias teuto-catarinenses, estabelecidas a partir da imigração alemã no século XIX, no sul do Brasil. Essas escolas se organizaram dentro do panorama educacional brasileiro do final do século XIX e início do XX, período marcado pela ausência de políticas públicas educacionais, infraestrutura escolar, professores bilíngues e materiais didáticos. Além dessas demandas, essas escolas atuaram como espaços de inserção dos imigrantes e seus descendentes na sociedade nacional, fomentando o sentimento de pertencimento étnico-identitário. O objetivo deste estudo é caracterizar o projeto educativo das escolas étnicas alemãs em Santa Catarina, a partir da identificação do jornal pedagógico Mitteilungen, que continha concepções pedagógicas e orientações de currículo e materiais didáticos. A análise se fundamenta na História Cultural, percebendo quais eram as representações do projeto educativo nas escolas no impresso citado. Esse estudo possibilita visibilizar e debater a educação formal no sul do Brasil, especialmente no estado catarinense, contribuindo para a construção de um panorama amplo da História da Educação na região sul.
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