AUTOEFICÁCIA DOCENTE E BURNOUT
SCOPING REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.42071Resumo
O objetivo dessa revisão de escopo foi identificar pesquisas sobre Burnout e autoeficácia docente. Foram consultadas as bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS-Saúde), Portal de Periódico da CAPES, Institut of Education Sciences (ERIC) e National Library of Medicine (PubMed), utilizando como estratégia de busca “autoeficácia docente” AND “síndrome de Burnout” AND “professores” nos meses de setembro a outubro de 2022. Foram recuperados 17 artigos seguindo as normas do protocolo PRISMA-Sc. Para análise, as publicações foram organizadas em um fluxograma e tabela contendo Título/Autores, Objetivos, Participantes, Método, Ano e Resultados/Conclusões. Os resultados revelaram que o tempo de docência se mostrou influenciador para o desgaste profissional possibilitando desse modo, uma maior incidência de Síndrome de Burnout nesses profissionais e que existem poucos investimentos e atenção na melhora da Autoeficácia docente no âmbito educacional. Desse modo, propõe-se que um dos caminhos a serem mais explorados e desenvolvidos seria a capacitação das crenças de autoeficácia docente e que novas pesquisas com esses profissionais ocorram para expandir a compreensão da importância da autoeficácia docente no contexto nacional a partir das lacunas apontadas nesta revisão. Sugere-se que sejam desenvolvidas intervenções e políticas públicas voltadas à prevenção e promoção de saúde desses profissionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.