AUTOEFICÁCIA DOCENTE E BURNOUT

SCOPING REVIEW

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.42071

Resumo

O objetivo dessa revisão de escopo foi identificar pesquisas sobre Burnout e autoeficácia docente. Foram consultadas as bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS-Saúde), Portal de Periódico da CAPES, Institut of Education Sciences (ERIC) e National Library of Medicine (PubMed), utilizando como estratégia de busca “autoeficácia docente” AND “síndrome de Burnout” AND “professores” nos meses de setembro a outubro de 2022. Foram recuperados 17 artigos seguindo as normas do protocolo PRISMA-Sc. Para análise, as publicações foram organizadas em um fluxograma e tabela contendo Título/Autores, Objetivos, Participantes, Método, Ano e Resultados/Conclusões. Os resultados revelaram que o tempo de docência se mostrou influenciador para o desgaste profissional possibilitando desse modo, uma maior incidência de Síndrome de Burnout nesses profissionais e que existem poucos investimentos e atenção na melhora da Autoeficácia docente no âmbito educacional. Desse modo, propõe-se que um dos caminhos a serem mais explorados e desenvolvidos seria a capacitação das crenças de autoeficácia docente e que novas pesquisas com esses profissionais ocorram para expandir a compreensão da importância da autoeficácia docente no contexto nacional a partir das lacunas apontadas nesta revisão. Sugere-se que sejam desenvolvidas intervenções e políticas públicas voltadas à prevenção e promoção de saúde desses profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lyana Cristina Guzmán Veiga, Universidade do Oeste Paulista/Faculdade de Medicina Famepp

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista (2001). Residência médica em Pediatria no Hospital Materno-Infantil de Marília (Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA).Pós Graduação em Nutrologia pela ABRAN e Faculdade de Ciências Médias da Santa Casa de São Paulo.Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Docente do Departamento de Pediatria do curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente-SP. Mestra em Educação pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Camélia Santina Murgo, Universidade do Oeste Paulista/Programa de Pós-graduação em Educação

Possui graduação e licenciatura em Psicologia, Mestrado em Psicologia Escolar e Doutorado em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pós-doutorado em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Pós-Doutorado em Educação para Saúde na Universidade de Lisboa. É docente dos Cursos de Psicologia e Medicina da Universidade do Oeste Paulista. Docente titular e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Educação - da Universidade do Oeste Paulista. Líder do Grupo de pesquisa Estudos Sobre Processos de Subjetividade no Contexto Escolar (CNPq). Membro do GT de Avaliação da Criatividade e Psicologia Positiva da Associação Nacional de Pesquisa em Psicologia (ANPEPP). Tem experiência na área de Psicologia Escolar, Avaliação Psicológica e Orientação Profissional,, atuando principalmente nos seguintes temas: testes psicológicos, avaliação psicológica, psicologia positiva em contextos educativos, autoeficácia e bem-estar subjetivo de professores e estudantes.

Andressa Pereira de Souza, Universidade do Oeste Paulista/Programa de Pós-graduação em Educação

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação pela (UNOESTE) - Universidade do Oeste Paulista (2020) com financiamento pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduada em Psicologia pela UNOESTE (2019). Cursando uma especialização em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS). Membro do Grupo de Pesquisa Construção dos Processos de Subjetividade no Contexto Escolar (CNPq). Membro do Grupo de Estudos (GEPSCE) - Processos de Subjetividade no Contexto Escolar (UNOESTE) . Membro da SSEA - Society for the Study of Emerging Adulthood (2020). Associada a Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2023). Foi membro do Grupo de Estudos em Psicologia e Políticas Sociais (UNOESTE) . Contato: (andressasouzap4@gmail.com). Orcid: http://orcid.org/0000-0003-3730-2056.

Downloads

Publicado

2024-03-11

Como Citar

Veiga, L. C. G. ., Murgo, C. S. ., & Souza, A. P. de . (2024). AUTOEFICÁCIA DOCENTE E BURNOUT: SCOPING REVIEW. Educação Em Foco, 29(1), e29010. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.42071

Edição

Seção

Artigos