REFLEXÕES SOBRE O EDUCADOR ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

Autores

Resumo

A escola é um espaço que pode ser permeado por dualidades, lutas e segregações afetando os trabalhadores da educação, em especial o técnico administrativo em educação (TAE). Nesse cenário, o objetivo geral da pesquisa analisa a percepção do Assistente em Administração como educador da Educação Profissional e Tecnológica no IFMT – Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva. Privilegiou-se as impressões desses trabalhadores sobre sua atividade de educador, articuladas pelo setor de sua lotação atual na instituição. Metodologicamente a pesquisa é qualitativa e quantitativa e se utiliza das ferramentas de revisão bibliográfica e aplicação de questionário para atender o objetivo proposto. Os resultados apontam que descritivamente o Assistente em Administração TAE: i) se percebe como educador no trabalho que exerce na instituição de interesse; ii) não percebe que é reconhecido pela comunidade como educador; iii) quanto mais próximos da área fim da escola estiverem trabalhando (setores de ensino, pesquisa e extensão), maior é a sua percepção como educador. A pesquisa contribui para a agenda que estuda os trabalhadores da educação na escola, aqui considerados como educadores de forma extensiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rheanni Fátima Sêmpio de Souza Rocha, Instituto Federal de Mato Grosso

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no IFMT. Especialização em Direito Constitucional pela Faculdade Damásio de Jesus em 2013. Graduação em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso em 2011. Servidora pública federal no IFMT desde 2009 no cargo de assistente em administração. Advogada desde 2012.

José Vinicius da Costa Filho, IFMT

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2019), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), especialista em Gestão Pública pelo Instituto Cuiabano de Educação (2009), graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), Licenciado em Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFMT (2021). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional (ProfEPT) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (PPGDUrb). Membro do Grupo de Pesquisas em Ensino Profissional (GPEP) e do PRAETOR - Grupo de Estudos sobre Poder Judiciário, Política e Sociedade. Tem experiência na área de Educação, Ciência Política, Direito e Gestão Pública.

Downloads

Publicado

2024-02-01

Como Citar

Souza Rocha, R. F. S. de, & Costa Filho, J. V. da. (2024). REFLEXÕES SOBRE O EDUCADOR ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO. Educação Em Foco, 29(1), e29002. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/e29002

Edição

Seção

Artigos