REFLEXÕES SOBRE O EDUCADOR ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.42304Resumo
A escola é um espaço que pode ser permeado por dualidades, lutas e segregações afetando os trabalhadores da educação, em especial o técnico administrativo em educação (TAE). Nesse cenário, o objetivo geral da pesquisa analisa a percepção do Assistente em Administração como educador da Educação Profissional e Tecnológica no IFMT – Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva. Privilegiou-se as impressões desses trabalhadores sobre sua atividade de educador, articuladas pelo setor de sua lotação atual na instituição. Metodologicamente a pesquisa é qualitativa e quantitativa e se utiliza das ferramentas de revisão bibliográfica e aplicação de questionário para atender o objetivo proposto. Os resultados apontam que descritivamente o Assistente em Administração TAE: i) se percebe como educador no trabalho que exerce na instituição de interesse; ii) não percebe que é reconhecido pela comunidade como educador; iii) quanto mais próximos da área fim da escola estiverem trabalhando (setores de ensino, pesquisa e extensão), maior é a sua percepção como educador. A pesquisa contribui para a agenda que estuda os trabalhadores da educação na escola, aqui considerados como educadores de forma extensiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.