MEDIAÇÃO DO PÚBLICO INFANTIL EM MUSEUS

UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO ON-LINE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47287

Resumo

O artigo busca compreender o papel que pode desempenhar uma formação continuada na recepção do público infantil, considerado como desafiador, em instituições culturais/museus de diferentes tipologias. O curso de extensão “Mediação de público infantil em museus”, oferecido pela PUC-Rio, se dá de maneira remota, on-line, com dois encontros síncronos.  Destinado a educadores que atuam ou pretendem atuar em museus recebendo o público infantil, tem tido também a participação de professores/as da Educação Infantil, interessados/as em partilhar impressões e proposições para a visita das crianças aos museus e centros culturais. A metodologia privilegia a discussão e a troca de experiências em um fórum que procura possibilitar a construção conjunta de conhecimentos. O debate no fórum parte de leituras teóricas, instigações estéticas, além de materiais educativos produzidos por instituições culturais nacionais e internacionais. Destacam-se as interações entre os/as participantes com o compartilhamento de vivências e práticas realizadas, tanto em salas de aula quanto em exposições e instituições museais. O presente artigo analisa as trocas realizadas pelos/as participantes do curso, suas indagações, reflexões e compartilhamento de experiências em uma interlocução com autores/as da área da educação museal. Nesse sentido, o material parece indicar que uma formação com foco na compreensão das especificidades da infância e na troca de conhecimentos e experiências com esse público pode contribuir para que a recepção do público infantil em museus se dê de maneira respeitosa e significativa para as crianças e os adultos que as acompanham.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique Gewerc, PUC Rio

Doutora em Educação em cotutela entre a PUC-Rio e Université de Nice (2018-2022). Mestre em Educação (PPGE PUC-Rio/2017), especialista em Educação Infantil (PUC-Rio/2014). Psicopedagoga clínica e institucional (Centro de Estudos Psicopedagógicos do Rio de Janeiro (CEPERJ/2001). Graduada em Pedagogia (UFRJ/1985). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Museus, Cultura e Infância (GEPEMCI PUC-Rio) e do Laboratoire dInnovation et Numérique pour lÉducation (LINE-Université côte DAzur). Sua pesquisa concentra-se nas áreas de educação infantil, formação de professores de educação infantil, formação cultural de professores, relação entre museus e professores, público infantil em museus.

Downloads

Publicado

2025-05-23

Como Citar

Gewerc, M. (2025). MEDIAÇÃO DO PÚBLICO INFANTIL EM MUSEUS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO ON-LINE. Educação Em Foco, 30(Dossiê Temático), e30020. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47287

Edição

Seção

Dossiê: Educação museal com bebês e crianças: patrimônio cultural e vivências