MEDIAÇÃO DO PÚBLICO INFANTIL EM MUSEUS
UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO ON-LINE
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47287Resumo
O artigo busca compreender o papel que pode desempenhar uma formação continuada na recepção do público infantil, considerado como desafiador, em instituições culturais/museus de diferentes tipologias. O curso de extensão “Mediação de público infantil em museus”, oferecido pela PUC-Rio, se dá de maneira remota, on-line, com dois encontros síncronos. Destinado a educadores que atuam ou pretendem atuar em museus recebendo o público infantil, tem tido também a participação de professores/as da Educação Infantil, interessados/as em partilhar impressões e proposições para a visita das crianças aos museus e centros culturais. A metodologia privilegia a discussão e a troca de experiências em um fórum que procura possibilitar a construção conjunta de conhecimentos. O debate no fórum parte de leituras teóricas, instigações estéticas, além de materiais educativos produzidos por instituições culturais nacionais e internacionais. Destacam-se as interações entre os/as participantes com o compartilhamento de vivências e práticas realizadas, tanto em salas de aula quanto em exposições e instituições museais. O presente artigo analisa as trocas realizadas pelos/as participantes do curso, suas indagações, reflexões e compartilhamento de experiências em uma interlocução com autores/as da área da educação museal. Nesse sentido, o material parece indicar que uma formação com foco na compreensão das especificidades da infância e na troca de conhecimentos e experiências com esse público pode contribuir para que a recepção do público infantil em museus se dê de maneira respeitosa e significativa para as crianças e os adultos que as acompanham.
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