CONTRIBUTOS AO DEBATE TEÓRICO NO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.42188

Resumo

Descrevo, neste artigo, algumas reflexões acerca da experiência de docência, especificamente no campo da formação de professores em cursos de licenciaturas com o objetivo de contribuir para o debate teórico-metodológico da área. Para este fim, recorro a um ensaio reflexivo sob minha autoria, o qual fora objeto da prova escrita do Concurso Público para Ingresso na Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD – junto à Faculdade de Educação – FAED, bem como proposições expressas em minha tese de doutoramento em educação, defendida em 2016. O tema gerador do texto abrange aspectos dos "Pressupostos teóricos e práticos da ação docente" em uma relação direta com processos de ser professor/a. O contributo central reside na possibilidade de levantar o debate acerca da temática e de como a "Didática" representa papel fundamental ao componente curricular do lugar das práticas pedagógicas na formação e do desenvolvimento profissional de professores/as na Universidade brasileira contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - CECH

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - no Centro de Educação e Ciências Humanas - CECH - da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, São Carlos-SP. 

Downloads

Publicado

2024-07-04

Como Citar

Teodoro Ciríaco, K. (2024). CONTRIBUTOS AO DEBATE TEÓRICO NO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES . Educação Em Foco, 29(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.42188

Edição

Seção

Artigos