CONTRIBUTOS AO DEBATE TEÓRICO NO CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.42188Resumo
Descrevo, neste artigo, algumas reflexões acerca da experiência de docência, especificamente no campo da formação de professores em cursos de licenciaturas com o objetivo de contribuir para o debate teórico-metodológico da área. Para este fim, recorro a um ensaio reflexivo sob minha autoria, o qual fora objeto da prova escrita do Concurso Público para Ingresso na Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD – junto à Faculdade de Educação – FAED, bem como proposições expressas em minha tese de doutoramento em educação, defendida em 2016. O tema gerador do texto abrange aspectos dos "Pressupostos teóricos e práticos da ação docente" em uma relação direta com processos de ser professor/a. O contributo central reside na possibilidade de levantar o debate acerca da temática e de como a "Didática" representa papel fundamental ao componente curricular do lugar das práticas pedagógicas na formação e do desenvolvimento profissional de professores/as na Universidade brasileira contemporânea.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.