DEMANDAS E DESAFIOS DE REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA A PROMOÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41246Resumo
O presente artigo descreve resultados da pesquisa que buscou identificar demandas e necessidades de redes públicas de Educação Básica de municípios de duas regiões do Rio Grande do Sul (Serra e do Alto do Jacuí), para a promoção do Atendimento Educacional Especializado, como apoio à inclusão de pessoas com deficiência nos sistemas de ensino. Participaram oito gestores pertencentes a cinco municípios dessas regiões. A metodologia foi de abordagem qualitativa e descritiva, e buscou inspiração na análise do discurso foucaultiana. Os resultados evidenciam que tanto os gestores escolares quanto os municipais estão em constante busca por aprimorar estratégias para efetivar a inclusão e atender às diretrizes, bem como às expectativas das suas comunidades. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é ofertado de diferentes formas pelas redes e/ou escolas, seja por meio de Salas de Recursos Multifuncionais ou por espaços centrais que podem ser identificados como Centros de AEE. Entretanto, esse serviço de apoio não abrange a totalidade do público que dele necessita. As instituições participantes buscam parcerias intersetoriais públicas e comunitárias para atender às suas demandas.
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