DEMANDAS E DESAFIOS DE REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA A PROMOÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

Resumo

O presente artigo descreve resultados da pesquisa que buscou identificar demandas e necessidades de redes públicas de Educação Básica de municípios de duas regiões do Rio Grande do Sul (Serra e do Alto do Jacuí), para a promoção do Atendimento Educacional Especializado, como apoio à inclusão de pessoas com deficiência nos sistemas de ensino. Participaram oito gestores pertencentes a cinco municípios dessas regiões. A metodologia foi de abordagem qualitativa e descritiva, e buscou inspiração na análise do discurso foucaultiana. Os resultados evidenciam que tanto os gestores escolares quanto os municipais estão em constante busca por aprimorar estratégias para efetivar a inclusão e atender às diretrizes, bem como às expectativas das suas comunidades. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é ofertado de diferentes formas pelas redes e/ou escolas, seja por meio de Salas de Recursos Multifuncionais ou por espaços centrais que podem ser identificados como Centros de AEE. Entretanto, esse serviço de apoio não abrange a totalidade do público que dele necessita. As instituições participantes buscam parcerias intersetoriais públicas e comunitárias para atender às suas demandas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Venites Sardagna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Feevale (2000), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004), doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008) e pós-doutorado em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). É professora Programa de Pós-Graduação em Educação da Uergs, Mestrado profissional em Educação, vinculada à linha de pesquisa Educação, culturas, linguagens e práticas sociais. É docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Osório/RS e coordenadora adjunta da Especialização em Atendimento Educacional Especializado. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: educação especial/inclusiva, práticas pedagógicas, Educação Profissional, formação pedagógica de docentes. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação e Processos Inclusivos (GPEPI) na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Rejane da Silveira Several, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), graduação em Educação Especial com ênfase em Surdez e Deficiência Intelectual pela Universidade Federal de Santa Maria em andamento, Especialização em História do Brasil (1990), Especialização em Psicopedagogia Institucional (2018), Especialização em Atendimento Educacional Especializado (2022), Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Atua principalmente nas seguintes áreas: história, formação de professores, aprendizagem (Dificuldades e Deficiência), metodologias das Ciências Sociais na Educação Básica e Fundamentos da Educação. Professora na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Tatiana Luiza Rech, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

possui Graduação em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2005) e Graduação em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fund.- Ênfase Ed Especial pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2007). É Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). É integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/CNPq), vinculado à UNISINOS e da Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE). É Professora Adjunta do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Downloads

Publicado

2023-10-01

Como Citar

Sardagna, H. V., Several, R. da S., & Rech, T. L. . (2023). DEMANDAS E DESAFIOS DE REDES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA A PROMOÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Educação Em Foco, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/41246

Edição

Seção

Artigos