PRODUCCIÓN BRASILEÑA Y COLOMBIANA EN LAS ACTAS DEL CIHELA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.41245Resumo
Resumo:
Neste artigo, são tomadas como fontes centrais as produções de conhecimento histórico apresentadas ao longo de três décadas dos Congressos de História da Educação do Congresso Ibero-Americano de História da Educação - CIHELA. As publicações possuem características diferenciadas e algumas peculiaridades em suas atas de resumos, livros ou cadernos de resumos. O objetivo foi analisar as categorias que prevalecem nas pesquisas brasileiras e colombianas. Destacamos as categorias que foram mais abordadas, prevalecendo as temáticas: instituições escolares, práticas educativas, formação de professores, educação e trabalho, infância e organização de sistemas educacionais e suas inúmeras reformas, tanto na Colômbia quanto no Brasil. Entre as muitas reflexões e desafios para o encontro com essas fontes, reafirmamos a necessidade de que as atas dos Congressos da CIHELA estejam disponíveis online desde suas primeiras edições, para efetiva publicitação das pesquisas apresentadas, bem como o histórico desses eventos em uma página web que possa ser consultada a qualquer momento.
Palavras-chave: CIHELA; História da Educação; América Latina, Colômbia, Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.