ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40583Resumo
A formação de professores(as) no Brasil se fortalece a partir do ano de 1990 e tem se constituído, desde então, um campo fértil e rico de pesquisas. No presente estudo, procuramos responder a seguinte questão: o que revelam as pesquisas sobre a formação de professores e o trabalho docente no Ensino Superior? Objetivamos identificar e analisar o que revelam as produções no campo da formação e do trabalho docente no Ensino Superior em eventos (ANPAE, ANPEd, ENDIPE entre 2017-2020), portais de periódicos (CAPES e LATINDEX, entre 2000 - 2020). É uma pesquisa de estado do conhecimento, que integra as abordagens quanti-qualitativa para as análises das produções acadêmicas. Foram consultados 2.933 estudos, no entanto, após os critérios de exclusão, selecionamos 105 textos. Os achados revelaram que o foco das investigações foi a pedagogia universitária, entretanto, o tema do trabalho docente apareceu com pouca frequência e a formação de professores(as) para trabalhar com pessoas subrepresentadas socialmente não apareceu. Por fim, ressaltamos que existe muito a ser investigado no campo da formação de professores(as) e sublinhamos a necessidade de aprofundamentos nas temáticas ― invisibilizadas em nosso estado do conhecimento: Bem-estar e Mal-estar docente no Ensino Superior.
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