ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

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Resumo

A formação de professores(as) no Brasil se fortalece a partir do ano de 1990 e tem se constituído, desde então, um campo fértil e rico de pesquisas. No presente estudo, procuramos responder a seguinte questão: o que revelam as pesquisas sobre a formação de professores e o trabalho docente no Ensino Superior? Objetivamos identificar e analisar o que revelam as produções no campo da formação e do trabalho docente no Ensino Superior em eventos (ANPAE, ANPEd, ENDIPE entre 2017-2020), portais de periódicos (CAPES e LATINDEX, entre 2000 - 2020). É uma pesquisa de estado do conhecimento, que integra as abordagens quanti-qualitativa para as análises das produções acadêmicas. Foram consultados 2.933 estudos, no entanto, após os critérios de exclusão, selecionamos 105 textos. Os achados revelaram que o foco das investigações foi a pedagogia universitária, entretanto, o tema do trabalho docente apareceu com pouca frequência e a formação de professores(as) para trabalhar com pessoas subrepresentadas socialmente não apareceu. Por fim, ressaltamos que existe muito a ser investigado no campo da formação de professores(as) e sublinhamos a necessidade de aprofundamentos nas temáticas ― invisibilizadas em nosso estado do conhecimento: Bem-estar e Mal-estar docente no Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Marciana María Córdoba Mercado, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus de Presidente Prudente, SP (Brasil). Mestre em Tecnologia Educativa pelo Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (México). cordoba.mercado@unesp.br

Fernando Schlindwein Santino, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) São Carlos - São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, de Presidente Prudente - São Paulo. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí (UFMS/CPNV).

Cássia Carolina Piva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT-Unesp) e atualmente mestranda em Educação pela mesma instituição. cassiapiva@unesp.br

Renata Portela Rinaldi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Professor Associado da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2009), com estágio na Université de Genève (UNIGE), Faculté de Psychologie et des Sciences de l?Education, Genéve / Suiça. Livre-docente em Didática e Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (Unesp).

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Publicado

2023-09-18

Como Citar

Córdoba Mercado, M. M. ., Schlindwein Santino, F., Piva, C. C. ., & Portela Rinaldi, R. . (2023). ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. Educação Em Foco, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/40583

Edição

Seção

Artigos