FATORES QUE IMPACTAM E SUPORTAM A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI Nº 10.639/03 NOS MUNICÍPIOS DE PORTO SEGURO - BA, VITÓRIA DA CONQUISTA - BA E SÃO CARLOS - SP
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38845Resumo
Este artigo tem como premissa analisar os diversos elementos que compuseram e compõem a implementação da Lei Federal n°. 10.639/2003 nos municípios de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP. Para sustentar esse objetivo, realizamos a imersão em uma vasta literatura que dialoga com a temática, a saber: Abramowicz; Oliveira, (2006), Cavalleiro (1998), Freire (2001), Gomes (2002), Moraes (2013), Munanga (2005) Nicodemos; Oliveiras (2014), Rosemberg (2014), Santana; Muller, (2012), Santos (2007), Santos (2013), Santos (2020), Silva (2010), além do acesso a documentos oficiais e a realização do trabalho de campo, tendo como resultado entrevistas com professores/as e coordenadores/as dos núcleos ou pastas responsáveis pelo encaminhamento do processo de implementação da Lei em questão. Buscamos ainda, compreender por meio das cinco categorias utilizadas nas entrevistas, (Racismo na Escola; o papel da prefeitura; o papel das Universidades; motivação pessoal dos docentes e a identidade negra no contexto escolar), as ações adotadas pelos/as docentes para a efetivação e/ou materialização dos princípios suleadores da Lei 10.639/2003. Desse modo, constatamos que mesmo sendo ações pontuais de professores/as, tais ações tem demonstrado avanços significativos no tocante a construção de uma pedagogia antirracista capaz de promover ações positivas no combate ao racismo no contexto escolar.
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