USO DE PLATAFORMAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS POR PROFESSORES E ALUNOS

Autores

Resumo

O estudo analisou a frequência e a finalidade do uso de nove plataformas e tecnologias digitais (PTD) por professores e alunos, antes e durante o período de quarentena devido à COVID-19, e investigou sua influência sobre essas características de uso e os principais problemas e dificuldades encontrados por professores e alunos durante a pandemia para suas atividades escolares. Os dados foram recolhidos mediante a aplicação de questionários, respondidos por 105 alunos e 43 professores de cinco escolas de Portugal continental. Os resultados revelaram que os professores utilizavam as PTD com uma frequência significativamente maior do que os alunos. Durante a quarentena, professores e alunos relataram o uso mais frequente das PTD, porém com os mesmos objetivos do contexto pré-pandêmico. Os professores alegaram utilizá-las com maior frequência para a comunicação com os alunos e para a monitorização dos seus trabalhos escolares. Os alunos utilizaram-nas mais para o envio e para apresentação de trabalhos e tarefas escolares. As principais dificuldades encontradas pelos professores foram a insuficiência e a obsolescência dos equipamentos informáticos e o acesso à internet. Os alunos identificaram o acesso à internet como o maior problema. Durante a quarentena, os professores identificaram dificuldades mais relacionadas com aspetos sociais, pedagógicos e técnicos, enquanto os estudantes apresentaram problemas relacionados com fatores pessoais e técnicos. O estudo constatou que os professores utilizam as PTD com maior frequência do que os alunos nas suas atividades escolares, porém também encontram maiores dificuldades na sua utilização

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Biografia do Autor

Marcelo Coppi, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE)

Degree in Biological Sciences, Master in Education (Training of Trainers - Pedagogical Action and Evaluation) and Doctoral student in Education Sciences at the University of Évora. Researcher with a scholarship from the Research Centre in Education and Psychology of the University of Évora. He works mainly in the area of Scientific Literacy and Pedagogical Evaluation.

Isabel Fialho, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE)

PhD in Education Sciences, Assistant Professor at the Department of Pedagogy and Education of the University of Évora. She teaches and researches predominantly in the areas of educational assessment and pedagogical supervision. She is a researcher at CIEP-UE and has participated in national and international research projects with scientific production in these areas.

Marília Cid, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE)

PhD in Education Sciences, associate professor at the Department of Pedagogy and Education of the University of Évora, teaches and researches predominantly in the fields of educational assessment and science didactics. She is a researcher at CIEP-UE and has participated in national and international research projects, with publication in these areas.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Coppi, M., Fialho, I., & Cid, M. (2022). USO DE PLATAFORMAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS POR PROFESSORES E ALUNOS. Educação Em Foco, 27(1), 27053. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/38629

Edição

Seção

Artigos