USO DE PLATAFORMAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS POR PROFESSORES E ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38629Resumo
O estudo analisou a frequência e a finalidade do uso de nove plataformas e tecnologias digitais (PTD) por professores e alunos, antes e durante o período de quarentena devido à COVID-19, e investigou sua influência sobre essas características de uso e os principais problemas e dificuldades encontrados por professores e alunos durante a pandemia para suas atividades escolares. Os dados foram recolhidos mediante a aplicação de questionários, respondidos por 105 alunos e 43 professores de cinco escolas de Portugal continental. Os resultados revelaram que os professores utilizavam as PTD com uma frequência significativamente maior do que os alunos. Durante a quarentena, professores e alunos relataram o uso mais frequente das PTD, porém com os mesmos objetivos do contexto pré-pandêmico. Os professores alegaram utilizá-las com maior frequência para a comunicação com os alunos e para a monitorização dos seus trabalhos escolares. Os alunos utilizaram-nas mais para o envio e para apresentação de trabalhos e tarefas escolares. As principais dificuldades encontradas pelos professores foram a insuficiência e a obsolescência dos equipamentos informáticos e o acesso à internet. Os alunos identificaram o acesso à internet como o maior problema. Durante a quarentena, os professores identificaram dificuldades mais relacionadas com aspetos sociais, pedagógicos e técnicos, enquanto os estudantes apresentaram problemas relacionados com fatores pessoais e técnicos. O estudo constatou que os professores utilizam as PTD com maior frequência do que os alunos nas suas atividades escolares, porém também encontram maiores dificuldades na sua utilização
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