FUNDAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE

APERITIVO OU IMPERATIVO?

Autores

Resumo

O artigo tem como foco a importância dos fundamentos didático-pedagógicos e a interlocução com os paradigmas formativos contemporâneos na formação de professores. O estudo objetivou investigar o lugar dos fundamentos didático-pedagógicos na formação docente em História e em Pedagogia. A fundamentação teórica baseou-se nos estudos de Almeida (2012), Freire (1997), Fonseca (2003), Pimenta (2010), Pimenta e Anastasiou (2002), Pimenta e Ghedin (2005), Tardif (2014), Nóvoa (1995,1999, 2017, 2019) e outros. O corpus da produção resultou de pesquisa bibliográfica e de reflexões gestadas acerca da temática em foco. Discute a importância dos fundamentos didático-pedagógicos articulados às mudanças paradigmáticas na formação docente e como reverberaram na formação de professores de História e de Pedagogia. O estudo vislumbrou que os fundamentos didático-pedagógicos têm importância e significados estratégicos para a constituição e a consolidação da identidade docente, uma vez que possibilita relação dialética entre teoria e prática na formação e no exercício do ofício docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilmar Aires dos Santos, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Docente Associada. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Formação de Professores e Práticas Educativas – NEFORPE. Teresina/PI – BR.

Mirtes Gonçalves Honório, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino-DMTE, do Centro de Ciências da Educação-CCE, da Universidade Federal do Piauí-UFPI. Coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Formação de Professores e Práticas Educativas – NEFORPE. Teresina/PI – BR.

Francisca de Lourdes dos Santos Leal e Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Docente Associada. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Formação de Professores e Práticas Educativas – NEFORPE. Teresina/PI – BR.

Downloads

Publicado

2023-02-15

Como Citar

Santos, V. A. dos, Honório, M. G., & Silva, F. de L. dos S. L. e. (2023). FUNDAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: APERITIVO OU IMPERATIVO?. Educação Em Foco, 27(1), 27077. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36822

Edição

Seção

Artigos