FUNDAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
APERITIVO OU IMPERATIVO?
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36822Resumo
O artigo tem como foco a importância dos fundamentos didático-pedagógicos e a interlocução com os paradigmas formativos contemporâneos na formação de professores. O estudo objetivou investigar o lugar dos fundamentos didático-pedagógicos na formação docente em História e em Pedagogia. A fundamentação teórica baseou-se nos estudos de Almeida (2012), Freire (1997), Fonseca (2003), Pimenta (2010), Pimenta e Anastasiou (2002), Pimenta e Ghedin (2005), Tardif (2014), Nóvoa (1995,1999, 2017, 2019) e outros. O corpus da produção resultou de pesquisa bibliográfica e de reflexões gestadas acerca da temática em foco. Discute a importância dos fundamentos didático-pedagógicos articulados às mudanças paradigmáticas na formação docente e como reverberaram na formação de professores de História e de Pedagogia. O estudo vislumbrou que os fundamentos didático-pedagógicos têm importância e significados estratégicos para a constituição e a consolidação da identidade docente, uma vez que possibilita relação dialética entre teoria e prática na formação e no exercício do ofício docente.
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