APONTAMENTOS DE UMA PESQUISA COM AÇÕES PARA O ENSINO INCLUSIVO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36814Resumo
Este artigo refere-se a pesquisa realizada durante o Curso de Mestrado profissional entre 2019 e 2021, cujo objetivo principal foi analisar aspectos relacionados ao ensino inclusivo e formação docente entre membros de uma comunidade escolar. Partindo da análise de questionários aplicados a professores, gestores e famílias de alunos e, de observações com participação direta nas ações propostas para uma instituição pública de ensino básico, foi possível perceber aspectos relevantes acerca das formações docentes promovidas e do processo de construção coletiva de um Plano de Ação, baseado nos princípios da gestão democrática. O texto traz uma apresentação e discussão sobre os dados coletados em conjunto com um relato reflexivo sobre as ações desenvolvidas no âmbito da pesquisa. A construção do Plano de Ação para um projeto local evidenciou a importância da integração entre a escola e a comunidade como forma de promover a inclusão estimulando o senso de pertencimento e engajamento nos diferentes setores da instituição. Já as formações docentes trouxeram a percepção de como podem refletir no processo inclusivo, através das práticas dos professores e os desafios que os profissionais da educação, incluindo gestores, encontram no caminho da inclusão. Esses resultados confirmaram a hipótese inicial do estudo, mostrando que a visão da comunidade escolar com relação à inclusão influenciou o processo inclusivo da instituição, assim como essa mesma visão também sofreu influências das ações propostas nesse processo.
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