“EDUCAR COM A MÍDIA”

EXPERIÊNCIAS CULTURAIS E (INTER)DISCIPLINARES ENTRE CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Galdino Rodrigues de Sousa Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

Ancorado na teoria freiriana, especialmente no livro Educar com a mídia, e em referenciais vinculados ao campo dos Estudos Culturais, este artigo busca problematizar os efeitos, na formação docente inicial, de experiências (inter)disciplinares desenvolvidas durante a pandemia da COVID-19 e na relação com as mídias entre cursos de Educação Física pertencentes a duas universidades federais. Trata-se de um estudo descritivo-analítico que promove a articulação de fontes empíricas e bibliográficas sustentado em uma abordagem qualitativa de pesquisa. A partir das atividades síncronas e assíncronas realizadas via mídias digitais (Google Meet, Moodle, WhatsApp e Youtube), os/as estudantes demonstraram-se afetados/as pela proposição e pelos significados culturais que emergiram das diferentes situações educativas apresentadas e problematizadas por intermédio desses diferentes artefatos pedagógicos. Compreende-se que, além de suas utilidades no período pandêmico, as estratégias neste artigo apresentadas podem ser potencialmente interessantes em uma possível retomada do ensino presencial, intercalando criticamente as aulas no ensino superior com momentos mediados pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Galdino Rodrigues de Sousa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Professor/Orientador do Mestrado em Gestão, Planejamento e Ensino da Universidade Vale do Rio-Verde (UninCor). E-mail: galdinorodrigues@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2022-03-15

Como Citar

Sousa, G. R. de. (2022). “EDUCAR COM A MÍDIA”: EXPERIÊNCIAS CULTURAIS E (INTER)DISCIPLINARES ENTRE CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Educação Em Foco, 27(1), 27013. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36667

Edição

Seção

Artigos