“EDUCAR COM A MÍDIA”
EXPERIÊNCIAS CULTURAIS E (INTER)DISCIPLINARES ENTRE CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36667Resumo
Ancorado na teoria freiriana, especialmente no livro Educar com a mídia, e em referenciais vinculados ao campo dos Estudos Culturais, este artigo busca problematizar os efeitos, na formação docente inicial, de experiências (inter)disciplinares desenvolvidas durante a pandemia da COVID-19 e na relação com as mídias entre cursos de Educação Física pertencentes a duas universidades federais. Trata-se de um estudo descritivo-analítico que promove a articulação de fontes empíricas e bibliográficas sustentado em uma abordagem qualitativa de pesquisa. A partir das atividades síncronas e assíncronas realizadas via mídias digitais (Google Meet, Moodle, WhatsApp e Youtube), os/as estudantes demonstraram-se afetados/as pela proposição e pelos significados culturais que emergiram das diferentes situações educativas apresentadas e problematizadas por intermédio desses diferentes artefatos pedagógicos. Compreende-se que, além de suas utilidades no período pandêmico, as estratégias neste artigo apresentadas podem ser potencialmente interessantes em uma possível retomada do ensino presencial, intercalando criticamente as aulas no ensino superior com momentos mediados pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).
.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.