O PSIQUISMO NO TEMPO HISTÓRICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36482

Resumo

O presente artigo é um ensaio teórico a respeito das três categorias fundamentais para a compreensão da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, a saber: a constituição dos processos psicológicos superiores, o conceito de mediação e de zona de desenvolvimento no contexto da Teoria Histórico-Cultural. O objetivo é discutir estas três categorias fundamentais destacando os conceitos segundo o princípio da totalidade. A análise do pensamento de Vigotski oferece uma chave para compreender tais categorias a partir do pressuposto da investigação do psiquismo humano no tempo histórico. Sendo assim, é necessário considerar tais categorias tendo como referência a noção de totalidade, isto é, o pressuposto de estes os conceitos se inter-relacionam, interpenetram e não podem ser tomados como produtos acabados e encerrados em si mesmos. Metodologicamente, o texto propõe um diálogo com os textos de Vigotski e com outros autores da literatura da Psicologia Soviética. A reflexão e a contribuição desse estudo enfatizam o caráter fundante da Psicologia Soviética e todo o esforço na elaboração de uma teoria com princípios e leis sustentados no caráter histórico e dialético do psiquismo humano destacando, inclusive outras unidades de análise como o papel das ferramentas culturais de mediação e do trabalho. Acrescente-se ainda, a importância da discussão e clareza a respeito dessas categorias para compreender os processos de aprendizagem e desenvolvimento na prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Franco Ferronato, Universidade Estadual Norte do Paraná - Unespar

Doutora em Educação, Docente da Universidade Estadual Norte do Paraná, Cornélio Procópio/Paraná, Brasil.

Elsa Midori Shimazaki, Universidade do Oeste Paulista

Doutora em Educação, Docente da Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente/São Paulo, Brasil.

Wagner Roberto do Amaral, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação, Docente da Universidade Estadual de Londrina, Londrina/Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-08-05

Como Citar

Ferronato, R. F., Shimazaki, E. M., & Amaral, W. R. do. (2022). O PSIQUISMO NO TEMPO HISTÓRICO. Educação Em Foco, 27(1), 27032. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36482

Edição

Seção

Artigos