CONSTRUÇÃO SOCIAL DO GÊNERO ARTIGO DE LEITURA DIALOGADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36366

Resumo

Este artigo relata a emergência de um novo gênero textual, o artigo de leitura dialogada, como resultado de vivências significativas de usos sociais da língua por alunos de um 9º ano, numa escola privada de educação básica. Tais vivências foram instauradas a partir de uma pesquisa participante informada pela abordagem da educação científica e, assim, contribuiu para inovação do processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. O objetivo foi aprimorar habilidades de leitura, escrita e análise linguística contextualizada, de forma a fortalecer a autonomia dos estudantes colaboradores como leitores críticos e produtores de textos escritos. A investigação teve como orientação teórica alguns estudos dos letramentos, com contribuições de pressupostos da Educação Científica e da Linguística Textual. A intervenção pedagógica envolveu práticas de investigação em aulas de Língua Portuguesa a partir da leitura e análise de anúncios publicitários e de propagandas. Para tanto, organizou-se uma unidade didática que teve como estratégia pedagógica um Circuito Curricular Mediado por Gêneros, inspirado em pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional. Como resultado, os estudantes aprimoraram a proficiência em leitura, expressando percepções mais profundas, complexas e críticas. Também, aperfeiçoaram a habilidade de escrita, fazendo-se autores de textos incomuns no processo de escolarização, elaborados a partir de pesquisas e análises de natureza científica. Dentre esses textos, viu-se emergir uma outra modalidade de artigo, a que se categorizou artigo de leitura dialogada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaquelene Mendes, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins. Mestra em Letras pela Universidade Federal do Tocantins. Licenciada em Letras/Inglês pela Universidade Estadual do Maranhão. Atualmente é Professora-Formadora no Setor Pedagógico de Anos Finais na Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz (Semed - MA).

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Mirella de Oliveira Freitas, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada em Letras e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia e doutora em Letras pela Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é professora do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia. 

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Mendes, J. ., Silva, W. R., & Freitas, M. de O. . (2021). CONSTRUÇÃO SOCIAL DO GÊNERO ARTIGO DE LEITURA DIALOGADA. Educação Em Foco, 26(Especial 03), e26072. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36366