COM A PALAVRA, AS ALUNAS E OS ALUNOS:

O SEMINÁRIO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36363

Resumo

Compreende-se como seminário escolar um evento de letramento (VIEIRA, 2007) que se constitui a partir de três etapas: 1) planejamento; 2) execução; 3) debate e avaliação. Em cada uma dessas etapas, ocorrem atividades diversas, organizadas a partir de gêneros textuais variados. No presente artigo, focalizamos a etapa de execução de seminários em contexto de Ensino Médio, mais particularmente o gênero exposição oral. O objetivo é propor reflexões relativas a estratégias didático-discursivas mobilizadas para esse gênero (MATENCIO, 2001), de modo a compreender concepções e procedimentos envolvidos no evento seminário, a partir de contribuições teóricas de Marcuschi (2001); Schneuwly (2004); Dolz et al. (2004), entre outros. O corpus é composto por seis exposições orais produzidas com base em uma sequência didática, que foram videogravadas e, posteriormente, transcritas conforme normas específicas (PRETI, 1999) para fins de análise, de natureza descritiva-interpretativa. Os resultados indicam principalmente: a) percepção de etapas que constituem o seminário; b) apropriação do objetivo da atividade. Por um lado, observamos possíveis contribuições de um ensino-aprendizagem que considere dimensões da oralidade do evento e do gênero-alvo. Por outro, revelam-se ainda práticas relativas à concepção de seminário como uma apresentação oral elaborada a partir da soma de “partes” divididas entre os membros. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Virgínia Lima da Silva Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do CCHLA - Departamento de Letras. Professora do PROFLETRAS - UFRN. 

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Rocha, A. V. L. da S., & Pereira, G. de P. (2021). COM A PALAVRA, AS ALUNAS E OS ALUNOS: : O SEMINÁRIO ESCOLAR. Educação Em Foco, 26(Especial 03), e26075. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36363