COM A PALAVRA, AS ALUNAS E OS ALUNOS:
O SEMINÁRIO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36363Resumo
Compreende-se como seminário escolar um evento de letramento (VIEIRA, 2007) que se constitui a partir de três etapas: 1) planejamento; 2) execução; 3) debate e avaliação. Em cada uma dessas etapas, ocorrem atividades diversas, organizadas a partir de gêneros textuais variados. No presente artigo, focalizamos a etapa de execução de seminários em contexto de Ensino Médio, mais particularmente o gênero exposição oral. O objetivo é propor reflexões relativas a estratégias didático-discursivas mobilizadas para esse gênero (MATENCIO, 2001), de modo a compreender concepções e procedimentos envolvidos no evento seminário, a partir de contribuições teóricas de Marcuschi (2001); Schneuwly (2004); Dolz et al. (2004), entre outros. O corpus é composto por seis exposições orais produzidas com base em uma sequência didática, que foram videogravadas e, posteriormente, transcritas conforme normas específicas (PRETI, 1999) para fins de análise, de natureza descritiva-interpretativa. Os resultados indicam principalmente: a) percepção de etapas que constituem o seminário; b) apropriação do objetivo da atividade. Por um lado, observamos possíveis contribuições de um ensino-aprendizagem que considere dimensões da oralidade do evento e do gênero-alvo. Por outro, revelam-se ainda práticas relativas à concepção de seminário como uma apresentação oral elaborada a partir da soma de “partes” divididas entre os membros.
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