A ENTONAÇÃO VALORATIVA NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36361

Resumo

Neste trabalho, apresentam-se, analisam-se e discutem-se atividades de leitura propostas em livro didático de Português publicado no Brasil, a partir do conceito dialógico de entonação valorativa, enquanto elemento inerente às práticas sociais discursivas, com o objetivo de verificar sua manifestação presente nesse veículo de ensino de língua escrita. Para tanto, o estudo é pautado nos pressupostos do Dialogismo, a partir de Bakhtin (2003[1979]; Volóchinov (2019[1926]; 2017[1929]); Medviédev (2016[1928]). No plano metodológico, analisa-se uma sequência de perguntas de leitura a partir das características teóricas do conceito definido pelo Círculo, caracterizadas e sistematizadas por Bezerra (2020) e Bezerra; Menegassi (2021). Os resultados aduzem que a entonação valorativa, ao já ser considerada e trabalhada em atividades de leitura do livro didático, coopera para a assimilação, a reavaliação, a ampliação e a atualização do discurso em uso, a contribuir na construção de sentidos na leitura em situação de ensino.

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Biografia do Autor

Jane Cleide Santos Bezerra, Universidade Estadual de Alagoas

Docente do Curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá

Docente do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em Letras pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp). 

 

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Bezerra, J. C. S. ., & Menegassi, R. J. . (2021). A ENTONAÇÃO VALORATIVA NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS. Educação Em Foco, 26(Especial 03), e26063. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36361