A ENTONAÇÃO VALORATIVA NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36361Resumo
Neste trabalho, apresentam-se, analisam-se e discutem-se atividades de leitura propostas em livro didático de Português publicado no Brasil, a partir do conceito dialógico de entonação valorativa, enquanto elemento inerente às práticas sociais discursivas, com o objetivo de verificar sua manifestação presente nesse veículo de ensino de língua escrita. Para tanto, o estudo é pautado nos pressupostos do Dialogismo, a partir de Bakhtin (2003[1979]; Volóchinov (2019[1926]; 2017[1929]); Medviédev (2016[1928]). No plano metodológico, analisa-se uma sequência de perguntas de leitura a partir das características teóricas do conceito definido pelo Círculo, caracterizadas e sistematizadas por Bezerra (2020) e Bezerra; Menegassi (2021). Os resultados aduzem que a entonação valorativa, ao já ser considerada e trabalhada em atividades de leitura do livro didático, coopera para a assimilação, a reavaliação, a ampliação e a atualização do discurso em uso, a contribuir na construção de sentidos na leitura em situação de ensino.
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