PERGUNTAS DE LEITURA E RESPONSIVIDADE ARGUMENTATIVA NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36355

Resumo

Este estudo tem por objetivo verificar em que aspectos a perspectiva teórico-metodológica de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura, para o gênero discursivo poema, contribui com o desenvolvimento da compreensão leitora e das representações da réplica argumentativa dos estudantes da 3.ª série, do Ensino Médio. Para isso, foram elaborados materiais de leitura, segundo os princípios da ordenação e sequenciação de leitura, para os participantes da pesquisa, alunos da 3ª série, realizando, a princípio, um estudo diagnóstico, seguido de atividades de intervenção junto aos alunos, para a construção efetiva de uma responsividade argumentativa/contrapalavra. Trata-se de um estudo de caso, situado no âmbito da Linguística Aplicada, a partir de estudos sobre leitura, em perspectiva interacionista da linguagem. A análise dos dados demonstra a efetividade do trabalho com as perguntas ordenadas e sequenciadas, a possibilitar ao aluno-leitor a construção de uma responsividade ativa-crítica-autoral, uma Resposta Argumentativa, diante da leitura de informações explícitas e/ou presumidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francinete Costa Soares Barroso, Instituto Federal do Tocantins

Doutoranda em Letras/UFNT, Araguaína/TO, Brasil. Professora do Instituto Federal do Tocantins (IFTO/Araguatins).

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins

Professora adjunta /UFT, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/Porto Nacional) e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL/Araguaina). Porto Nacional/TO, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Barroso, F. C. S. ., & Fuza, Ângela F. (2021). PERGUNTAS DE LEITURA E RESPONSIVIDADE ARGUMENTATIVA NO ENSINO MÉDIO. Educação Em Foco, 26(Especial 03), e26062. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36355