VICISSITUDES DA TRANSMISSÃO NA ESCOLA

REFLEXÕES EM PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36126

Resumo

Neste artigo objetiva-se realizar uma reflexão teórica sobre a transmissão cultural na escola bem como sobre seu declínio iniciado há cerca de cem anos com o advento da Educação Progressiva. Tal reflexão se embasa teoricamente no campo de pesquisas da Psicanálise e Educação, sobretudo nos conceitos de sujeito do inconsciente e de transmissão simbólica ou transmissão inconsciente. Servindo-se também de reflexões da Filosofia da Educação pautadas sobretudo no pensamento de Hannah Arendt, analisam-se os pressupostos psicologizados da Educação Progressiva e o curto-circuito na transmissão escolar gerado por estes. Propõe-se a partir disso que tais pressupostos centenários centraram a escola no aluno e em seu aprendizado individual em detrimento do laço educacional com o professor, da transmissão cultural e do sujeito do inconsciente que habita professores e alunos. Conclui-se que os pressupostos em questão posicionaram o aluno como mestre de si mesmo, de modo que o ideário progressista lançou então os discentes na direção de um aprendizado individualista, desenvolvimentista, pragmático e rompido com o Outro simbólico

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Biografia do Autor

Douglas Emiliano Batista, FEUSP

É professor da FE-USP no Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação (EDF), área de Psicanálise e Educação. Ademais, é professor credenciado no Programa de Pós-Graduação da FE-USP. Integra o LEPSI (Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância - IP-FE-USP) bem como os respectivos Grupos de Pesquisa. E é editor associado da revista Estilos da Clínica. Integra as redes internacionais INFEIES (Argentina) e RUEPSY (França). Tem experiência na área de Educação, na intersecção entre Psicanálise e Educação, abordando principalmente os seguintes temas: educação e modernidade; educação e autoridade; ensino e transmissão.

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Publicado

2022-03-15

Como Citar

Batista, D. E. (2022). VICISSITUDES DA TRANSMISSÃO NA ESCOLA: REFLEXÕES EM PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO. Educação Em Foco, 27(1), 27015. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.36126

Edição

Seção

Ensaios