OS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
UMA ABORDAGEM FREIRIANA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36106Resumo
Este artigo analisa os processos de escolarização de jovens e adultos a partir de uma abordagem freiriana. Considera que a concepção de educação de Paulo Freire, bem como suas proposições e ações, contribuem para situar a escolarização de jovens e adultos como uma conquista da classe trabalhadora. Demonstra que a proposta freiriana de uma educação para a liberdade e para a emancipação humana se insere nas lutas por escolarização de jovens e adultos presentes na sociedade brasileira por rejeitar o caráter manipulatório das proposições ideopolíticas que buscam amortecer os conflitos da crise estrutural do capitalismo. Os objetivos deste artigo visam: identificar a concepção de Paulo Freire acerca da educação e da emancipação humana; salientar a práxis educativa freiriana como referência de resistência e de superação das relações de dominação capitalistas; e abordar os processos de escolarização de jovens e adultos a partir das formulações e proposições freirianas. A metodologia consistiu em uma revisão bibliográfica, inserindo as contribuições de Freire numa perspectiva humanista revolucionária. A partir de obras como Educação como prática da Liberdade, Pedagogia do Oprimido, houve a aproximação das formulações freirianas em relação ao significado dos processos de escolarização de trabalhadores (as) jovens e adultos. A reflexão acerca das contribuições de Paulo Freire para os processos de escolarização de trabalhadores(as) jovens e adultos permitem reforçar a contraposição às ameaças autoritárias de um tempo em que a barbárie predomina como condição de reprodução das relações e da acumulação capitalista.
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