OS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

UMA ABORDAGEM FREIRIANA

Autores

Resumo

Este artigo analisa os processos de escolarização de jovens e adultos a partir de uma abordagem freiriana. Considera que a concepção de educação de Paulo Freire, bem como suas proposições e ações, contribuem para situar a escolarização de jovens e adultos como uma conquista da classe trabalhadora. Demonstra que a proposta freiriana de uma educação para a liberdade e para a emancipação humana se insere nas lutas por escolarização de jovens e adultos presentes na sociedade brasileira por rejeitar o caráter manipulatório das proposições ideopolíticas que buscam amortecer os conflitos da crise estrutural do capitalismo. Os objetivos deste artigo visam: identificar a concepção de Paulo Freire acerca da educação e da emancipação humana; salientar a práxis educativa freiriana como referência de resistência e de superação das relações de dominação capitalistas; e abordar os processos de escolarização de jovens e adultos a partir das formulações e proposições freirianas. A metodologia consistiu em uma revisão bibliográfica, inserindo as contribuições de Freire numa perspectiva humanista revolucionária. A partir de obras como Educação como prática da Liberdade, Pedagogia do Oprimido, houve a aproximação das formulações freirianas em relação ao significado dos processos de escolarização de trabalhadores (as) jovens e adultos. A reflexão acerca das contribuições de Paulo Freire para os processos de escolarização de trabalhadores(as) jovens e adultos permitem reforçar a contraposição às ameaças autoritárias de um tempo em que a barbárie predomina como condição de reprodução das relações e da acumulação capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Luiz Rodrigues , Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1997), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006) e pós-doutorado pela Universidade do Porto (Portugal - 2015). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, educação, gestão, política e educação de jovens e adultos.

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

Luiz Rodrigues , R. . (2021). OS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ABORDAGEM FREIRIANA. Educação Em Foco, 26(Especial 02), e26039. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36106