O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS E A GESTÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO ESTADO

O QUE HÁ DE “NOVO”?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.35922

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar e analisar a Lei 23.197, de 26/12/2018, referente ao Plano Estadual de Educação de Minas Gerais (PEE) que define as metas e estratégias para a área para o decênio de (2018-2028). Assim, buscamos estabelecer as relações entre o referido plano e a gestão das políticas educacionais no estado de Minas Gerais a partir de 2019. Para tal finalidade, buscamos as publicações no sítio da Secretaria Estadual de Educação (SEE/MG) sobre a construção do PEE, bem como da Assembleia Legislativa (ALMG) que promoveu debates acerca do processo de elaboração e aprimoramento do documento em questão e as publicações atuais da nova gestão, no que se referem às ações para a educação para período de 2019-2022. Constatamos que o PEE não se constitui em uma referência para as políticas educacionais e os esforços do atual governo se concentram em colocar em prática seu projeto de educação na perspectiva gerencialista.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Lima Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando e Mestre em Educação  pelo  Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Inspetor Escolar na SME de Uberlândia. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1246-6743. E-mail: marantlima@gmail.com

 

Lucia de Fatima Valente, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora e mestre em Educação pela UFU.  Professora da Faculdade  de  Educação  da Universidade Federal de Uberlândia, com atuação na graduação e na pós-graduação, membro da linha Estado, Política e Gestão da Educação. E-mail: valentelucia@yahoo.com.br Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2438844988464644 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1228-5643

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Publicado

2021-11-24

Como Citar

Pereira, M. A. L., & Valente, L. de F. (2021). O PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS E A GESTÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO ESTADO: O QUE HÁ DE “NOVO”?. Educação Em Foco, 26(1). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.35922

Edição

Seção

Artigos