JUVENTUDES E ENSINO SUPERIOR

CONSTRUINDO NOVAS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.35855

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a multiplicidade das juventudes que ingressam no ensino superior e a docência universitária no contexto atual, relacionando tal discussão com o paradigma da educação estética e das práticas humanizadoras de ensino. Constitui-se como resultado de uma pesquisa básica, exploratória, qualitativa e teórico-bibliográfica, articulando-se organicamente com diferentes estudiosos do campo educacional. O artigo se subdivide em três seções. A primeira delas se dedica à contextualização da docência no ensino superior, considerando-a em uma perspectiva crítica e formativa e tomando como base diversos autores. A segunda seção apresenta a temática das juventudes em sua diversidade e heterogeneidade. Por fim, a terceira seção analisa a educação estética e as práticas humanizadoras de ensino como potencializadoras do processo de ensino–aprendizagem desses jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Zanatta Guerra, Universidade de Passo Fundo

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEDU/UPF). Passo Fundo/RS, Brasil.

Caroline Simon Bellenzier, Universidade de Passo Fundo

Mestranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (Bolsista Capes). Especialista em Supervisão Educacional (2018) e graduada em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade de Passo Fundo (2016). Em 2017 dedicou-se ao trabalho com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social através dos Programas Mais Educação e Novo Mais Educação. Participou como bolsista do Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão (PAIDEX) do GPEPGE - Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Políticas e Gestão da Educação, nos anos de 2017 a 2018. Atualmente trabalha como professora de Anos Iniciais e Anos Finais, ministrando Língua Portuguesa e Produção Textual no Colégio Sinodal Rui Barbosa. Participa do GEPES/UPF - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS e vinculado ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior  - GIEPES, com sede na Universidade de Campinas - Unicamp/São Paulo/Brasil, no qual participa dos projetos de pesquisa "Políticas para Docência Universitária" e "Políticas curriculares para o Ensino Médio". Tem experiência na área de Linguagens com foco em Língua Portuguesa e Produção Textual.

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Pós-Doutorado (bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (2012), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais (1993) e graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1989). Atualmente é professor titular III e pesquisador da Universidade de Passo Fundo desde 1992. É professor do Corpo docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação (desde 2008) atuando na linha de Políticas Educacionais. Desde seu ingresso no PPGEdu desenvolve pesquisas sobre docência na educação superior, formação de professores e políticas para o ensino médio, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino médio, ensino de filosofia, formação docente, políticas educacionais, políticas curriculares para o ensino médio, neoliberalismo e formação de pesquisadores. É coordenador do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO SUPERIOR (GEPES - UPF/RS) no qual Coordena os projetos de pesquisa "Docência Universitária e política educacionais", "Políticas Curriculares para o Ensino Médio" e "Políticas para o Ensino de Filosofia". O GEPES/UPF está ligado ao GEPES nacional com sede na Unicamp e ao Grupo Internacional de Estudos sobre Educação Superior (GIEPES). É também pesquisador do Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul e da Rede Ensino Médio - Pesquisa. Também é avaliador de Cursos e Instituições do Inep desde 2010, tendo realizado até o presente momento 10 avaliações de Curso e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) desde 2019.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

Zanatta Guerra, S., Simon Bellenzier, C., & Fávero, A. A. (2021). JUVENTUDES E ENSINO SUPERIOR: CONSTRUINDO NOVAS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS. Educação Em Foco, 26(1), E26058. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.35855

Edição

Seção

Artigos