Formação continuada docente: pessoas com deficiência intelectual no trabalho

Autores

  • Annie Gomes Redig Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Mariana dos Santos Padrão Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.32902

Resumo

 O presente artigo tem por objetivo a formação continuada de professores de uma instituição especializada. Buscou-se o debate acerca da transição educacional para vida independente de jovens e adultos com deficiência intelectual, com enfoque na inserção laboral, recorrendo a construção de um Plano Individualizado de Transição (PIT). Para tal, utilizou-se a pesquisa-ação, a partir de registros em diário de campo, WhatsApp e email. O curso foi ofertado de forma semipresencial. Durante o decorrer do referido curso de formação continuada de professores, observamos o interesse dos cursistas e da instituição participante na temática proposta, como também, interesse no ampliamento do debate acerca do tema no campo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Annie Gomes Redig, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Annie Gomes Redig é graduada em Pedagogia - Habilitação em Licenciatura em formação de professores para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental para crianças, jovens e adultos; Bacharelado em Pedagogia das Instituições e nos Movimentos Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002 - 2006). Fez especialização em Orientação Educacional e Pedagógica na Universidade Candido Mendes (2006 - 2007). É Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PROPEd / UERJ. Já atuou como professora de atendimento educacional especializado na rede pública do município do Rio de Janeiro nos anos de 2012 - 2015. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ e tutora à distância do curso de Pedagogia do CEDERJ. É consultora da Comissão de Inclusão e Diversidade do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro e vice-coordenadora do grupo de pesquisa "Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais".

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Redig, A. G., & dos Santos Padrão, M. (2020). Formação continuada docente: pessoas com deficiência intelectual no trabalho. Educação Em Foco, 25(3). https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.32902

Edição

Seção

Artigos