IMAGENS, SONS E NARRATIVAS

CRIAR CONHECIMENTOS E FORMAR DOCENTES

Autores

  • Nilda Guimarães Alves UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
  • Alessandra Nunes Caldas UERJ
  • Claudia Chagas UERJ
  • Rosa Mendonça UERJ

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.30438

Resumo

Desenvolvemos com grupos de docentes o que estamos denominando de ‘cineconversas’. Após ‘vermosouvirmossentirmos’ filmes, pensamos as inúmeras questões socio-históricas presentes na sociedade contemporânea, buscando compreender como essas questões se transformam em ações curriculares nas escolas. O aparecimento dessas questões nas conversas permite compreender: as redes educativas nas quais docentes se formam; os ‘conhecimentossignificações’ que são criados nas relações desses ‘praticantespensantes’ dos currículos; a importância das imagens e dos sons na criação de ‘conhecimentossignificações’. Destacamos que estes não aparecem como realidade, mas como algo virtual, ou seja, como possibilidades de ‘práticasteorias’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-03

Como Citar

Guimarães Alves, N., Nunes Caldas, A. ., Chagas, C., & Mendonça, R. (2020). IMAGENS, SONS E NARRATIVAS: CRIAR CONHECIMENTOS E FORMAR DOCENTES. Educação Em Foco, 25(1), 167–183. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.30438

Edição

Seção

Artigos