IMAGENS, SONS E NARRATIVAS

CRIAR CONHECIMENTOS E FORMAR DOCENTES

Autores

  • Nilda Guimarães Alves UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
  • Alessandra Nunes Caldas UERJ
  • Claudia Chagas UERJ
  • Rosa Mendonça UERJ

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.30438

Resumo

Desenvolvemos com grupos de docentes o que estamos denominando de ‘cineconversas’. Após ‘vermosouvirmossentirmos’ filmes, pensamos as inúmeras questões socio-históricas presentes na sociedade contemporânea, buscando compreender como essas questões se transformam em ações curriculares nas escolas. O aparecimento dessas questões nas conversas permite compreender: as redes educativas nas quais docentes se formam; os ‘conhecimentossignificações’ que são criados nas relações desses ‘praticantespensantes’ dos currículos; a importância das imagens e dos sons na criação de ‘conhecimentossignificações’. Destacamos que estes não aparecem como realidade, mas como algo virtual, ou seja, como possibilidades de ‘práticasteorias’.

Downloads

Downloads

Publicado

2020-05-03

Como Citar

Guimarães Alves, N., Nunes Caldas, A. ., Chagas, C., & Mendonça, R. (2020). IMAGENS, SONS E NARRATIVAS: CRIAR CONHECIMENTOS E FORMAR DOCENTES. Educação Em Foco, 25(1), 167–183. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.30438

Edição

Seção

Artigos