DO FACE A FACE ÀS DINÂMICAS COMUNICACIONAIS EM/ NA REDE

A CONVERSA ONLINE COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.29955

Resumo

O texto explora a potência da conversa online como procedimento metodológico da pesquisa em educação, com nossa aposta teórico-metodológica focalizando o contexto das dinâmicas ciberculturais. Para isso, nos alinhamos com a perspectiva pós-estruturalista em diálogo com os estudos com os cotidianos e com os estudos em cibercultura para refletir sobre as implicações teórico-metodológicas da conversa online na produção de conhecimento. O trabalho trouxe questionamos abertos/provisórios que evidenciam a necessidade da “bricolagem” na forma como operamos teórico-metodologicamente na construção de uma metodologia que reconhece a legitimidade da conversa online na produção de saberes entre sujeitos geograficamente dispersos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dilton Ribeiro Couto Junior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Pós-doutorando (bolsista PNPD/CAPES) e professor no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Baixada Fluminense (UERJ/FEBF). Membro do Núcleo de Estudos Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidades (NUDES).

Ivan Amaro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor Associado da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Baixada Fluminense (UERJ/FEBF). Líder do Núcleo de Estudos Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidades (NUDES).

Marcelle Medeiros Teixeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Baixada Fluminense (UERJ/FEBF). Membro do Núcleo de Estudos Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidades (NUDES).

Ruann Moutinho Ruani, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Baixada Fluminense (UERJ/FEBF). Membro do Núcleo de Estudos Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidades (NUDES).

Downloads

Publicado

2020-05-03

Como Citar

Ribeiro Couto Junior, D., Amaro, I., Medeiros Teixeira, M., & Moutinho Ruani, R. (2020). DO FACE A FACE ÀS DINÂMICAS COMUNICACIONAIS EM/ NA REDE: A CONVERSA ONLINE COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Educação Em Foco, 25(1), 82–98. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2020.v25.29955

Edição

Seção

Artigos