DO FACE A FACE ÀS DINÂMICAS COMUNICACIONAIS EM/ NA REDE

A CONVERSA ONLINE COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Resumo

O texto explora a potência da conversa online como procedimento metodológico da pesquisa em educação, com nossa aposta teórico-metodológica focalizando o contexto das dinâmicas ciberculturais. Para isso, nos alinhamos com a perspectiva pós-estruturalista em diálogo com os estudos com os cotidianos e com os estudos em cibercultura para refletir sobre as implicações teórico-metodológicas da conversa online na produção de conhecimento. O trabalho trouxe questionamos abertos/provisórios que evidenciam a necessidade da “bricolagem” na forma como operamos teórico-metodologicamente na construção de uma metodologia que reconhece a legitimidade da conversa online na produção de saberes entre sujeitos geograficamente dispersos.

Biografia do Autor

Dilton Ribeiro Couto Junior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Pós-doutorando (bolsista PNPD/CAPES) e professor no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Baixada Fluminense (UERJ/FEBF). Membro do Núcleo de Estudos Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidades (NUDES).

Ivan Amaro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor Associado da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Baixada Fluminense (UERJ/FEBF). Líder do Núcleo de Estudos Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidades (NUDES).

Marcelle Medeiros Teixeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Baixada Fluminense (UERJ/FEBF). Membro do Núcleo de Estudos Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidades (NUDES).

Ruann Moutinho Ruani, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Baixada Fluminense (UERJ/FEBF). Membro do Núcleo de Estudos Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidades (NUDES).

Publicado
2020-05-03
Seção
Artigos