HISTÓRIA GEORREFERENCIADA E A CATEGORIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2019.v24.27798Resumo
Este artigo busca apresentar um dos meios pelos quais o Sistema de Informações Geográficas (SIG), em seu desenvolvimento tecnológico, se encontra com os estudos históricos, possibilitando novas práticas acadêmicas com especial atenção ao desenvolvimento espacial da narrativa histórica no curso de História. O reencontro da narrativa historiográfica com o espaço, no atual contexto tecnológico, possibilita, entre outras vantagens, a categorização de informações das tradicionais fontes históricas e a representação em camadas de informações reproduzidas em mapas ou figuras digitais. O processo de construção dessas camadas e sua análise torna-se uma significativa oportunidade de inserir tecnologias que auxiliam as aulas do curso de História e seu quadro disciplinar, com foco na análise espacial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.