O PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: ESTUDO DESCRITIVO-CORRELACIONAL ENTRE UMA UNIVERSIDADE PORTUGUESA E BRASILEIRA

  • rubia salheb Fonseca Universidade de trás os Montes e Alto Douro https://orcid.org/0000-0003-4087-7352
  • Joaquim Escola Universidade de trás os Montes e Alto Douro
  • Amâncio Carvalho Universidade de trás os Montes e Alto Douro
  • Armando Loureiro Universidade de trás os Montes e Alto Douro
Palavras-chave: Estudantes universitários. Universidade. Perfil sociodemográfico. Ensino-aprendizagem

Resumo

A UNESCO (2011), afirma que a educação deve ter como centro os alunos e considerá-los como protagonistas da sua aprendizagem e não como recetores do ensino. Neste sentido é de extrema relevância a realização de um estudo que possa contribuir para a identificação do perfil do aluno. Desta forma, este trabalho teve o objetivo de avaliar a relação entre o perfil sociodemográfico entre duas universidades de dois países (Brasil) e (Portugal). Procedemos com um estudo descritivo-correlacional, transversal, de abordagem quantitativa. 1240 estudantes universitários participaram deste estudo, aos quais foi aplicado um questionário de autopreenchimento e escala de Graffar (1956) para identificar o NSE - Nível socioeconômico. Os dados foram analisados através do teste não paramétrico de c2, com nível de significância de 5%. Do total da amostra a maioria era do sexo feminino (54,9%) e pertencia ao grupo etário do 19-20 anos (39,4%). A média da idade foi de 20,11±, o mínimo 17 e o máximo 56 anos. A maioria era solteira (94,1%) e pertencia à classe média alta (46,7%). Constatamos existir relação entre o estado civil, grupo etário, coabitação, manutenção financeira, meio de deslocação à universidade e NSE (c2: p≤0,000). Foram encontradas semelhanças e diferenças entre os alunos universitários dos dois países.

Biografia do Autor

rubia salheb Fonseca, Universidade de trás os Montes e Alto Douro
Rubia Salheb Fonseca formou-se em Pedagogia/Educação Básica no UNASP-C2 , Brasil , em 2004. Pós graduada em Psicopedagogia-UNASP-2007 e Docência Universitária-UNIP-2012. Obteve o grau de Mestre em Ciências da Educação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro , Portugal, em 2014. Atualmente faz PhD, em Ciência da Educação, também na Universidade de Trás -os- Montes e Alto Douro , Portugal, 2014-2017. Portanto é Investigadora/Doutoranda. Seus interesses de pesquisa incluem as linhas : Ciências da Educação, Formação Integral, Avaliação Formativa, Tecnologias de Informação e Comunicação Educacional ; filosofia da educação; Psicopedagogia. É membro do CIEC Centro de Investigação de Estudos sobre a criança da Universidade do Minho- Portugal, Membro SPCE- Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, ADIPSIED- Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação & ACIP - Asociación Científica Internacional de Psicopedagogia. Atuou 10 anos na Educação como coordenadora Pedagógica, Supervisora, Orientadora Educacional e Educadora. Amante da área Educacional.
Publicado
2019-04-30
Seção
Artigos