DE QUEM É A INFÂNCIA?
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20104Palavras-chave:
territorialidade – infâncias – vivênciaResumo
No presente texto, são discutidos os conceitosde território, territorialidade e infância,
problematizando cada um e as relações que podem
guardar entre si. Para tanto, parte-se da definição de
território e territorialidade, mostrando-se como esses
conceitos foram apropriados pelas ciências humanas
em geral, após a ampliação de seu sentido feita pela
etologia. Critica-se, então, a proposta metodológica
apresentada na etologia para estudo das relações
sociais humanas, descrevendo-se, sinteticamente,
a solução elaborada no âmbito da perspectiva
histórico-cultural de Lev Semionovitch Vigotski
com a formulação dos conceitos de situação social de
desenvolvimento e vivência (perejivanie).
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-12-27
Como Citar
Tunes, E. (2018). DE QUEM É A INFÂNCIA?. Educação Em Foco, 23(3), 819–834. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20104
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.