PERCURSOS URBANOS: (IM)POSSIBILIDADES DE CRIANÇAS EM BRASÍLIA E FLORIANÓPOLIS

Autores

  • Fernanda Müller Universidade de Brasília (UnB)– Brasil
  • Cristian Pedro Rubini Dutra Universidade de Brasília (UnB) - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20103

Palavras-chave:

Cidade, Infância, Mobilidade Urbana

Resumo

O presente artigo dá um tratamento inédito a dados
decorrentes de duas pesquisas sobre mobilidade
e experiências urbanas de crianças em Brasília e
Florianópolis. Fazendo uso de desenhos e narrativas
sobre os mais diversos percursos nas duas cidades, o
artigo, primeiramente, nega pré-noções hegemônicas
sobre o espaço, geralmente baseadas nas interdições
às crianças. Posteriormente, analisa experiências
de percursos de crianças voltadas às insularização
(ZEIHER, 2003); às possibilidades e medos em relação
à rua; e às aprendizagens, inclusive, da autonomia.

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Publicado

2018-12-27

Como Citar

Müller, F., & Dutra, C. P. R. (2018). PERCURSOS URBANOS: (IM)POSSIBILIDADES DE CRIANÇAS EM BRASÍLIA E FLORIANÓPOLIS. Educação Em Foco, 23(3), 799–818. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20103

Edição

Seção

Artigos