Metáforas Fundamentais da Tecnologia Educacional

Autores

  • Márcio Lemgruber Universidade Estácio de Sá - UNESA
  • Giselle Ferreira Universidade Estácio de Sá - UNESA

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20012

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Metáforas, Teoria da Argumentação.

Resumo

Segundo a Teoria da Argumentação, metáforas fundamentais consistem em associações oriundas do mundo físico que têm caráter balizador da percepção. Este artigo discute metáforas fundamentais na educação, focalizando metáforas da tecnologia. Em particular, analisa as metáforas do Lego e puzzle, associadas à recontextualização de artefatos e concepções da computação na educação a partir, por exemplo, das noções de Objetos de Aprendizagem e Recursos Educacionais Abertos. Propõe que essas imagens refletem a fragmentação e desumanização de processos educacionais associadas à automação, e sugere a criação de um mosaico como uma metáfora mais adequada ao pensar e fazer educacionais que acomodam o humano em sua multiplicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-24

Como Citar

Lemgruber, M., & Ferreira, G. (2018). Metáforas Fundamentais da Tecnologia Educacional. Educação Em Foco, 23(1), 15–38. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20012

Edição

Seção

Artigos