Precarização do Trabalho Docente na Educação a Distância: elementos para pensar a valorização da docência virtual

  • Braian Garrito Veloso Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Palavras-chave: Educação a Distância, Precarização do Trabalho Docente, Sistema Universidade Aberta do Brasil

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as características do trabalho contemporâneo e suas implicações à docência na Educação a Distância (EaD) no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para atender ao escopo do estudo, foram coletados dados, por meio de questionários virtuais, de 677 docentes que atuam ou já atuaram no âmbito do Sistema UAB. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito desses profissionais. Por meio da pesquisa, identificamos algumas características que permeiam a atividade docente exercida no Sistema UAB, como a flexibilização, o trabalho em tempo parcial, a fragilização dos vínculos entre docentes e universidades, etc.

Biografia do Autor

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Professor do Departamento de Educação - UFSCar
Publicado
2018-07-24
Seção
Artigos