Precarização do Trabalho Docente na Educação a Distância: elementos para pensar a valorização da docência virtual
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20005Palavras-chave:
Educação a Distância, Precarização do Trabalho Docente, Sistema Universidade Aberta do BrasilResumo
O objetivo deste artigo é discutir as características do trabalho contemporâneo e suas implicações à docência na Educação a Distância (EaD) no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para atender ao escopo do estudo, foram coletados dados, por meio de questionários virtuais, de 677 docentes que atuam ou já atuaram no âmbito do Sistema UAB. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito desses profissionais. Por meio da pesquisa, identificamos algumas características que permeiam a atividade docente exercida no Sistema UAB, como a flexibilização, o trabalho em tempo parcial, a fragilização dos vínculos entre docentes e universidades, etc.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-07-24
Como Citar
Veloso, B. G., & Mill, D. (2018). Precarização do Trabalho Docente na Educação a Distância: elementos para pensar a valorização da docência virtual. Educação Em Foco, 23(1), 111–132. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.20005
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.