Análise de erros na realização de atividades matemáticas com crianças
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.19817Palavras-chave:
Análise do Comportamento, Habilidades matemáticas e aritméticas básicas, Padrões de ErroResumo
Buscou-se identificar padrões de erros na realização de atividades matemáticas entre crianças das primeiras séries do Ensino Fundamental por meio da aplicação da bateria de Fioraneli, Castro-Caneguim e Carmo (2011). Participaram quatro crianças, entre sete e 11 anos. Os erros concentraram-se em duas habilidades: operações aritméticas de divisão e multiplicação, envolvendo ou não a identificação de incógnitas nas posições iniciais (a e b), e ordenação de conjuntos segundo critérios específicos. Verificou-se que a construção de baterias e a análise de erros podem ajudar a mapear dificuldades em matemática, sinalizando quais relações ainda precisam ser aprendidas ou aprimoradas, de modo que ocorra uma melhora de desempenho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-08-03
Como Citar
Henklain, M. H. O., Gualberto, P. M. de A., & Carmo, J. dos S. (2018). Análise de erros na realização de atividades matemáticas com crianças. Educação Em Foco, 23(2), 540–567. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2018.v23.19817
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.