Análise de erros na realização de atividades matemáticas com crianças

  • Marcelo Henrique Oliveira Henklain Universidade Federal de Roraima
  • Priscila Mara de Araújo Gualberto Universidade Federal de São Carlos
  • João dos Santos Carmo Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Análise do Comportamento, Habilidades matemáticas e aritméticas básicas, Padrões de Erro

Resumo

Buscou-se identificar padrões de erros na realização de atividades matemáticas entre crianças das primeiras séries do Ensino Fundamental por meio da aplicação da bateria de Fioraneli, Castro-Caneguim e Carmo (2011). Participaram quatro crianças, entre sete e 11 anos. Os erros concentraram-se em duas habilidades: operações aritméticas de divisão e multiplicação, envolvendo ou não a identificação de incógnitas nas posições iniciais (a e b), e ordenação de conjuntos segundo critérios específicos. Verificou-se que a construção de baterias e a análise de erros podem ajudar a mapear dificuldades em matemática, sinalizando quais relações ainda precisam ser aprendidas ou aprimoradas, de modo que ocorra uma melhora de desempenho.
Publicado
2018-08-03
Seção
Artigos