CENÁRIO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO DO CAMPO NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Marcos Gehrke Universidade Estadual do Centro Oeste - PR
  • Leilah Santiago Bufrem

DOI:

https://doi.org/10.22195/2447-52462017019747

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Escola do Campo, Sujeitos, Acervo, Espaço

Resumo

Trata de análise do cenário da biblioteca escolar (BE) da escola pública estadual do campo no Estado do Paraná. A pesquisa se utiliza de questionário junto aos 435 (20,51%) dos estabelecimentos de ensino públicos estaduais do campo, de um universo de 2.120 (100,00 %), com o retorno de 355 (81,60%) questionários das escolas.  Apresenta dados sobre a BE das escolas do campo, seus sujeitos. Caracteriza o espaço, acervo e o perfil do trabalhador da BE. Identifica as práticas de uso da BE por estudantes, professores e comunidade. Considera que toda BE se relaciona com uma conjuntura mais ampla, a escola, a educação e a sociedade, daí a necessidade da luta, pelos sujeitos “usuários”, para conquista e fazer uso da BE no contexto do campo com protagonismo. Argumenta a atualidade da biblioteca escolar no campo e a necessidade da pesquisa educacional na área e, a constituição de políticas públicas e práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

Gehrke, M., & Bufrem, L. S. (2017). CENÁRIO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO DO CAMPO NO ESTADO DO PARANÁ. Educação Em Foco, 32–57. https://doi.org/10.22195/2447-52462017019747

Edição

Seção

Artigos