EDUCAR EM UMA CULTURA DO ESPETÁCULO: REFLEXÕES SOBRE ALGUNS DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.19720Palavras-chave:
Educação. Cultura do espetáculo. Fracasso escolar.Resumo
O presente artigo busca discutir os desafios da educação em uma cultura do espetáculo, dando ênfase ao valor adaptativo e suas implicações para o processo educativo atual. É em torno do marco social da cultura do espetáculo que o texto articula a reflexão e aponta para o papel fundamental dos educadores neste processo. A análise sugere que o fracasso escolar e a atual crise da escola possuem causas históricas e atuais, agravadas por novas formas de cultura. Entre as várias reflexões levantadas a partir do texto, discute-se que, apesar dos nobres objetivos dos educadores, infelizmente constata-se que as contradições entre a cultura oficial e a cultura do espetáculo se traduzem em conflitos entre a escola e as novas tecnologias, entre a motivação dos alunos e o conhecimento escolar e, contribuem para o crescimento do fracasso educativo. O estudo aponta para a necessidade de inclusão da compreensão profunda das grandes mudanças sociais e das formas de sentir, pensar, ser, fazer e viver das novas gerações como conteúdos a fundamentar a qualificação dos educadores, em especial, dos professores, no intuito de construir uma prática pedagógica mais criativa, crítica e transformadora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.