EDUCAR EM UMA CULTURA DO ESPETÁCULO: REFLEXÕES SOBRE ALGUNS DESAFIOS

Autores

  • Neura Cézar Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação. Cultura do espetáculo. Fracasso escolar.

Resumo

O presente artigo busca discutir os desafios da educação em uma cultura do espetáculo, dando ênfase ao valor adaptativo e suas implicações para o processo educativo atual. É em torno do marco social da cultura do espetáculo que o texto articula a reflexão e aponta para o papel fundamental dos educadores neste processo. A análise sugere que o fracasso escolar e a atual crise da escola possuem causas históricas e atuais, agravadas por novas formas de cultura. Entre as várias reflexões levantadas a partir do texto, discute-se que, apesar dos nobres objetivos dos educadores, infelizmente constata-se que as contradições entre a cultura oficial e a cultura do espetáculo se traduzem em conflitos entre a escola e as novas tecnologias, entre a motivação dos alunos e o conhecimento escolar e, contribuem para o crescimento do fracasso educativo. O estudo aponta para a necessidade de inclusão da compreensão profunda das grandes mudanças sociais e das formas de sentir, pensar, ser, fazer e viver das novas gerações como conteúdos a fundamentar a qualificação dos educadores, em especial, dos professores, no intuito de construir uma prática pedagógica mais criativa, crítica e transformadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neura Cézar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Serviço Social e em Pedagogia. Integra os Grupos de Pesquisa “Ideologia, Comunicação e Representações Sociais” e "Estudos em Psicanálise" (UFRGS).

Downloads

Publicado

2021-08-04

Como Citar

Cézar, N. (2021). EDUCAR EM UMA CULTURA DO ESPETÁCULO: REFLEXÕES SOBRE ALGUNS DESAFIOS. Educação Em Foco, 26(1). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19720

Edição

Seção

Artigos