Práticas avaliativas: relato de experiência no 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII

  • Andreia Alvim Bellotti Feital
  • Miriam Raquel Piazzi Machado
  • Rita de Cássia Barros de Freitas Araujo
Palavras-chave: Avaliação. Alfabetização. Ensino Fundamental.

Resumo

Este trabalho apresenta um relato das práticas avaliativas em Língua Portuguesa, desenvolvidas no 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora. As atividades relatadas fundamentam-se na compreensão da avaliação enquanto um processo que precisa estar ancorado na observação e no registro, a fim de que possa oferecer subsídios para orientar e reorientar a prática pedagógica, a partir das respostas que os estudantes apresentam ao trabalho mediado pelo professor

Biografia do Autor

Andreia Alvim Bellotti Feital
Doutoranda em Educação da Universidade Católica de Petrópolis. Mestre em Educação pela UFJF (2006). Especialista em Alfabetização e Linguagem pela UFJF (1999). Possui graduação em Pedagogia pela UFJF (1997). Pesquisadora Associada do Grupo de Pesquisa Linguagem, Interação e Conhecimento – LIC – do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Linguagem – NEEL – da Faculdade de Educação da UFJF e Professora Efetiva do Colégio de Aplicação João XXIII / UFJF, atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Especialização em Educação para o Ensino Fundamental.
Miriam Raquel Piazzi Machado
Doutoranda em Educação pela Universidade Cató- lica de Petrópolis. Mestre em Educação pela FCT/ UNESP (2011). Especialista em Psicopedagogia pelo CES (1990). Possui graduação em Pedagogia pela UFJF (1989). Coordenadora do 1º segmento do Ensino Fundamental e 374 professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental do C. A. João XXIII/ UFJF, e professora do Curso de Especialização em Educação no Ensino Fundamental, no qual leciona a disciplina Alfabetização e Letramento Literário. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas LINFE/FACED/ UFJF.
Rita de Cássia Barros de Freitas Araujo
Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Mestre em Educação pela UFJF (2008). Especialista em psicopedagogia pelo CES (2001). Graduada em Pedagogia pela UFJF (2000). Pesquisadora Associada do Grupo de Estudo da Profissão Docente PUC/RIO. Professora Efetiva do Colégio de Aplicação João XXIII/ UFJF, atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Publicado
2015-02-24
Seção
Artigos