Problemas e Desafios para a Produção do Conhecimento em Educação: Fundamentos Filosóficos

  • Samuel Mendonça
Palavras-chave: Conhecimento, Educação, Verdade, Paradigmas.

Resumo

Examinamos, neste artigo, a importância dos fundamentos filosóficos para a produção do conhecimento em educação perpassando aspectos do racionalismo, do empirismo e de discussões em torno dos paradigmas, no sentido de explicitar que a insegurança deve ser assumida, de forma segura e rigorosa, nos tempos atuais, para a produção do conhecimento educacional. A discussão sobre os problemas e desafios para a produção do conhecimento educacional reivindica que se questione, inicialmente, a própria noção de conhecimento. No entanto, esta noção é tão problemática que, por meio da interpretação, Friedrich Nietzsche (1844-1900) enfatiza os riscos de se assumir a verdade como universal e derradeira. O conhecimento, a experiência e os paradigmas dizem respeito a aspectos que fundamentam as discussões sobre os desafios para a produção do conhecimento em educação. A interpretação, em especial, o cuidado em não assumir a verdade como dogmática, refere-se ao principal desafio e problema para a produção do conhecimento em educação.

Biografia do Autor

Samuel Mendonça
Doutor em Educação (Filosofia da Educação) - Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Pesquisador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC Campinas, Consultor do Comitê Assessor Especial da Coordenação Geral de Cooperação Internacional da CAPES e Assessor Científico da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de 330 São Paulo. É presidente da Associação Latinoamericana de Filosofia da Educação (ALFE), membro do GT 17 - Filosofia da Educação - da ANPED - Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação, do INPE - International Network of Philosophers of Education, do PES - Philosophy of Education Society e da SOFIE - Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. Autor de Projeto e Monografia Jurídica. 4.ed. Campinas: Millennium, 2009. É orientador de Mestrado e de Iniciação Científica nos seguintes temas: filosofia da educação, formação do educador, fundamentos da educação, metodologia da pesquisa, ética, teoria do conhecimento, política educacional e emancipação. Email: samuelms@gmail.com
Publicado
2015-10-29
Seção
Artigos