'PODBOOKS' E A LITERATURA EM ÁUDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1983-8379.2025.v18.49593

Palavras-chave:

áudio, audiolivros, literatura em áudio, podbook, podcast

Resumo

O artigo explora brevemente a literatura em áudio no Brasil, observando a transição do rádio para os formatos contemporâneos como podcasts e podbooks, e sua relação com os audiolivros e como a tecnologia digital transformou o consumo de narrativas sonoras. O podbook é apresentado como uma combinação da estrutura de audiolivros com a informalidade dos podcasts, um terceiro elemento, similar ao defendido por pesquisadores do áudio. A pesquisa indica que a literatura em áudio aproveita a flexibilidade e a interatividade do meio digital e busca discutir sobre a natureza performática e as especificidades da textualidade eletrônica. Para isso, ela perpassa as previsões sobre o fim da literatura, especialmente a imprensa, valendo-se das definições acerca do que é literário, a história do áudio atrelado à arte da palavra, as especificidades da textualidade audiolivresca e das mídias nascidas em áudio. O texto também aborda o consumo de podcast na cultura brasileira e como a tecnologia digital transformou a recepção de narrativas, destacando as narrativas sonoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Pacheco Monteiro da Costa, UFJF

Mestra em Letras pelo PPG Letras/UFJF.

Referências

ATÃ, P., SCHIRRMACHER, B. Media and modalities: Literature. In: Intermedial Studies. Routledge, 2021. p. 42-55.

BARBOSA, R. O. Ouvidos para ler: contextualizando audiolivro, leitura e entretenimento. Revista Brasileira de História da Mídia, v. 6, n. 01, 2017.

BARBOSA, R. O. Audiolivros e edição: projeto acústico-editorial. Tese de doutorado em Comunicação Social. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

COLBJØRNSEN, T. The accidental avant-garde: Audiobook technologies and publishing strategies from cassette tapes to online streaming services. Northern Lights: Film & Media Studies Yearbook, 13. 2015. p. 83-103.

COSTA, L. P. M. Audiolivros e a literatura em áudio. Dissertação de mestrado em Letras. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2024.

DRUCKER, J. Theory as praxis: the poetics of electronic textuality. Modernism/modernity, vol. 9, n. 4, 2002. p. 683-691.

GONÇALVES, S. S.; NASCIMENTO SILVA, P. Plataformas de Audiolivros no Brasil: perspectivas e percepções. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [S. l.], v. 20, p. 1–27, 2024. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1968. Acesso em: 20 ago. 2025.

HAYLES, N. K. Translating media: Why we should rethink textuality. The Yale Journal of Criticism, v. 16, n. 2, 2003. p. 263-290.

HOPFINGER, M. Radio–platforma audialna. Acta Universitatis Lodziensis. Folia Litteraria Polonica, v. 39, n. 1, 2017. p. 15-21.

Hvad er en Mofibo Original? Mofibo Danmark. Disponível em: https://support.mofibo.com/hc/da/articles/115001070410-Hvad-er-en-Mofibo-Original-. Acesso em: 05 jul. 2022.

LAJOLO, M. O que é literatura. In: O que é arte, literatura e música. São Paulo: Círculo do Livro, 1983. p. 91-152.

LINKIS, S. T. Resonant Listening: Reading Voices and Places in Born-Audio Literary Narratives. Canadian Review of Comparative Literature/Revue Canadienne de Littérature Comparée, v. 47, n. 4. 2020. p. 407-423.

MAFRA, M. Como ser um rockstar. Sobre o livro, 2021. Disponível em: https://comoserumrockstar.com/sobre/. Acesso em: 15 nov. 2021.

MAFRA, M. Como ser um rockstar. Podbook. Intérpretes: Mariana Mafra e Eric Mafra. [S.l.]: Storytel, 2019. Disponível em: https://www.storytel.com/br/pt/books/como-ser-um-rockstar-571353. Acesso em: 15 nov. 2021.

MAFRA, M. Tudo é Música. Podbook. Intérpretes: Mariana Mafra e Ricardo Alexandre. [S.l.]: Podbook, 2021.

O LIVRO synchronizado. Folha da Manhã, São Paulo, 15 jan. 1938. p. 6. Disponível em https://acervo.folha.com.br/leitor.do?numero=20949&keyword="livro+falado"&anchor =216171&origem=busca&originURL=&maxTouch=0&pd=c4597d11ed86a6f3cb0d3bfaf7c66db8. Acesso em: 20 jun. 2023.

PEÇANHA, A. S. P. A produção e consumo de audiolivros no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso em Biblioteconomia. Universidade Federal de Santa Catarina. 2025.

PODPESQUISA. Resultados PodPesquisa 2024/2025 da Associação Brasileira de Podcasters (ABPod). Disponível em: https://abpod.org/wp-content/uploads/2024/10/PodPes quisa_2024_2025FINAL-1.pdf. Acesso em: 20 mar. 2025.

RUBERY, M. The untold story of the talking book. Harvard University Press, 2016.

SINTONIA COM A SOCIEDADE. O sucesso dos podcasts. In: Gente | Uma Conexão Globo. Disponível em: https://gente.globo.com/o-sucesso-dos-podcasts/. 6 de abril de 2021. Acesso em: 05 jul. 2022.

TIGRE, R. Podcast S/A: Uma revolução em alto e bom som. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2021.

UZANNE, O. La Fin des Livres. Paris: May et Motteroz. 1895. Disponível em https://www.gutenberg.org/ebooks/2820. Acesso em: 05 jul. 2022.

VARAO SOUSA, T. L.; CARRIERE, J.; SMILEK, D. The way we encounter reading material influences how frequently we mind wander. Frontiers in psychology, v. 4, 2013. p. 1-8.

WEBSTER, T. Podcasting, Audiobooks, and the Third Thing. I hear things. [S.l]

Disponível em: https://tomwebster.media/podcasting-audiobooks-and-the-third-thing/. Acesso em: 01 mar. 2024.

Downloads

Publicado

2025-10-01

Como Citar

PACHECO MONTEIRO DA COSTA, L. ’PODBOOKS’ E A LITERATURA EM ÁUDIO. DARANDINA REVISTELETRÔNICA, Juiz de Fora, v. 18, n. 2, p. 1–17, 2025. DOI: 10.34019/1983-8379.2025.v18.49593. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/darandina/article/view/49593. Acesso em: 5 dez. 2025.