'PODBOOKS' E A LITERATURA EM ÁUDIO
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2025.v18.49593Palabras clave:
áudio, audiolivros, literatura em áudio, podbook, podcastResumen
O artigo explora brevemente a literatura em áudio no Brasil, observando a transição do rádio para os formatos contemporâneos como podcasts e podbooks, e sua relação com os audiolivros e como a tecnologia digital transformou o consumo de narrativas sonoras. O podbook é apresentado como uma combinação da estrutura de audiolivros com a informalidade dos podcasts, um terceiro elemento, similar ao defendido por pesquisadores do áudio. A pesquisa indica que a literatura em áudio aproveita a flexibilidade e a interatividade do meio digital e busca discutir sobre a natureza performática e as especificidades da textualidade eletrônica. Para isso, ela perpassa as previsões sobre o fim da literatura, especialmente a imprensa, valendo-se das definições acerca do que é literário, a história do áudio atrelado à arte da palavra, as especificidades da textualidade audiolivresca e das mídias nascidas em áudio. O texto também aborda o consumo de podcast na cultura brasileira e como a tecnologia digital transformou a recepção de narrativas, destacando as narrativas sonoras.
Descargas
Citas
ATÃ, P., SCHIRRMACHER, B. Media and modalities: Literature. In: Intermedial Studies. Routledge, 2021. p. 42-55.
BARBOSA, R. O. Ouvidos para ler: contextualizando audiolivro, leitura e entretenimento. Revista Brasileira de História da Mídia, v. 6, n. 01, 2017.
BARBOSA, R. O. Audiolivros e edição: projeto acústico-editorial. Tese de doutorado em Comunicação Social. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
COLBJØRNSEN, T. The accidental avant-garde: Audiobook technologies and publishing strategies from cassette tapes to online streaming services. Northern Lights: Film & Media Studies Yearbook, 13. 2015. p. 83-103.
COSTA, L. P. M. Audiolivros e a literatura em áudio. Dissertação de mestrado em Letras. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2024.
DRUCKER, J. Theory as praxis: the poetics of electronic textuality. Modernism/modernity, vol. 9, n. 4, 2002. p. 683-691.
GONÇALVES, S. S.; NASCIMENTO SILVA, P. Plataformas de Audiolivros no Brasil: perspectivas e percepções. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [S. l.], v. 20, p. 1–27, 2024. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1968. Acesso em: 20 ago. 2025.
HAYLES, N. K. Translating media: Why we should rethink textuality. The Yale Journal of Criticism, v. 16, n. 2, 2003. p. 263-290.
HOPFINGER, M. Radio–platforma audialna. Acta Universitatis Lodziensis. Folia Litteraria Polonica, v. 39, n. 1, 2017. p. 15-21.
Hvad er en Mofibo Original? Mofibo Danmark. Disponível em: https://support.mofibo.com/hc/da/articles/115001070410-Hvad-er-en-Mofibo-Original-. Acesso em: 05 jul. 2022.
LAJOLO, M. O que é literatura. In: O que é arte, literatura e música. São Paulo: Círculo do Livro, 1983. p. 91-152.
LINKIS, S. T. Resonant Listening: Reading Voices and Places in Born-Audio Literary Narratives. Canadian Review of Comparative Literature/Revue Canadienne de Littérature Comparée, v. 47, n. 4. 2020. p. 407-423.
MAFRA, M. Como ser um rockstar. Sobre o livro, 2021. Disponível em: https://comoserumrockstar.com/sobre/. Acesso em: 15 nov. 2021.
MAFRA, M. Como ser um rockstar. Podbook. Intérpretes: Mariana Mafra e Eric Mafra. [S.l.]: Storytel, 2019. Disponível em: https://www.storytel.com/br/pt/books/como-ser-um-rockstar-571353. Acesso em: 15 nov. 2021.
MAFRA, M. Tudo é Música. Podbook. Intérpretes: Mariana Mafra e Ricardo Alexandre. [S.l.]: Podbook, 2021.
O LIVRO synchronizado. Folha da Manhã, São Paulo, 15 jan. 1938. p. 6. Disponível em https://acervo.folha.com.br/leitor.do?numero=20949&keyword="livro+falado"&anchor =216171&origem=busca&originURL=&maxTouch=0&pd=c4597d11ed86a6f3cb0d3bfaf7c66db8. Acesso em: 20 jun. 2023.
PEÇANHA, A. S. P. A produção e consumo de audiolivros no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso em Biblioteconomia. Universidade Federal de Santa Catarina. 2025.
PODPESQUISA. Resultados PodPesquisa 2024/2025 da Associação Brasileira de Podcasters (ABPod). Disponível em: https://abpod.org/wp-content/uploads/2024/10/PodPes quisa_2024_2025FINAL-1.pdf. Acesso em: 20 mar. 2025.
RUBERY, M. The untold story of the talking book. Harvard University Press, 2016.
SINTONIA COM A SOCIEDADE. O sucesso dos podcasts. In: Gente | Uma Conexão Globo. Disponível em: https://gente.globo.com/o-sucesso-dos-podcasts/. 6 de abril de 2021. Acesso em: 05 jul. 2022.
TIGRE, R. Podcast S/A: Uma revolução em alto e bom som. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2021.
UZANNE, O. La Fin des Livres. Paris: May et Motteroz. 1895. Disponível em https://www.gutenberg.org/ebooks/2820. Acesso em: 05 jul. 2022.
VARAO SOUSA, T. L.; CARRIERE, J.; SMILEK, D. The way we encounter reading material influences how frequently we mind wander. Frontiers in psychology, v. 4, 2013. p. 1-8.
WEBSTER, T. Podcasting, Audiobooks, and the Third Thing. I hear things. [S.l]
Disponível em: https://tomwebster.media/podcasting-audiobooks-and-the-third-thing/. Acesso em: 01 mar. 2024.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Lilian Pacheco Monteiro da Costa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Autoras e autores têm permissão e são estimuladas(os) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Autoras e autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/









