A produção de sentidos sobre a saúde bucal: do lúdico à realidade
Palavras-chave:
Educação em saúde. Saúde bucal. Saúde da mulherResumo
Este artigo tem como objetivo analisar os sentidos das concepções sobre saúde bucal para um grupo de trinta e nove mulheres, pois acredita-se que conhecê-los é relevante para construção de novas abordagens em educação em saúde. A coleta de dados ocorreu em dois momentos: 1) questionário; 2) coleta de informações pela técnica da história oral (grupo focal). O questionário caracterizou o grupo de mulheres, enquanto que o uso da técnica da contagem de história permitiu aproximação com as vivências do grupo focal, transitando entre a fantasia e a realidade, construída por meio de seus olhares e percepções. Nota-se que a forma como os sujeitos da pesquisa percebem sua saúde bucal, suas necessidades e o modo como pretendem solucionar os seus problemas, nem sempre condizem com o esperado pelos profissionais de saúde. Nessa perspectiva, a educação em saúde, sustentada por uma abordagem problematizadora, possibilita o conhecimento aproximado das necessidades das pessoas acerca dos seus problemas.